Economia de energia em projeto de estudantes na Africa do Sul

Cresci com um pai que já se preocupava com o desperdício de energia. Desde a década de 60, pelo menos, me lembro de estar atenta a apagar luzes depois de sair dos espaços não usados. O que ele não poderia imaginar é que a moderna tecnologia nos levaria a mais gastos energéticos. E alguns difíceis de perceber já que muitos de nossos aparelhos ficam em stand bye. E gastam.

Eu não sabia que isso tinha um nome: carga fantasma que é "um termo usado para descrever a energia consumida por um dispositivo quando ele não estiver em uso ativo, mas ainda ligado".  

Foi justamente para atacar esse desperdício que uma turma de estudantes de desenho industrial do CPUT na Africa do Sul projetou o Enlighten.


Como ele funciona? 

São peças intercambiáveis que podem ser adaptadas à novos designs, se necessário que tem a capacidade de detectar quando "quando a corrente elétrica que está sendo retirada do dispositivo conectado é inferior a uma certa potência (carga fantasma)". As peças então sinalizam através de uma faixa LED que mostra qual aparelho deve ser desligado.  E permite que isso seja feito com mecanismo fácil de puxar que desconecta a corrente elétrica. 

Achei bem bacana. Procurei mais detalhes mas não achei ainda na web. Creio que seja ainda um produto conceitual, mas não invalida a proposta. Gosto dessas invenções simples que resolvam situações cotidianas. 


Nos siga também nas redes sociais

snapchat: arqsteinleitao  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros