Arquitetos e Arquitetura, passado, presente e futuro

Dia especial para relembrar o que se debatia há 15 anos atrás sobre o afazer arquitetônico. 21 de outubro, dia icônico na memória dos cinéfilos, que une passado e presente com a chegada de Marty McFly ao ano de 2015. Dia de relembrar um intenso trabalho feito por colegas em 2000 no decorrer do Primeiro Congresso Virtual de Arquitetura (ICVA.)
Naquele então foi realizado um esforço para identificar o que, na percepção de todos os profissionais participantes, seria um “denominador comum” sobre nossa arte e prática, e o resultado desta iniciativa foi o documento intitulado “O Arquiteto E A Arquitetura, Na Atualidade E No Futuro” que retrata as preocupações, e considerações daquele momento específico.
As conclusões estão sendo publicadas no site da ONG Synapsis:
www.moloughneydesigns.com
O mundo passou por transformações tecnológicas, econômicas e sociais desde então. A comunicação digital alargou algumas fronteiras, estreitou outras. A internet que começou de maneira livre e revolucionária, cada dia mais se burocratiza e recebe filtros em forma de algoritmos que apontam caminhos previamente determinados. Para que se torne viável economicamente, a mercadoria valiosa são os dados coletados. Nossa maneira de pensar e reagir. 


Vende-se uma economia livre e grátis. Ou quase. Mas todos sabemos que não existe almoço grátis. O mundo se transforma. Atividades somem com a velocidade da luz. Outras aparecem com a mesma velocidade. Comunicação é a tônica. Sustentabilidade passa a ser uma moda de consumo, algumas vezes mais que uma atitude de vida. 

E a Arquitetura? Como reage a isso? E o Arquiteto? Terá futuro como profissão? Seremos coach de espaços? E as cidades? Onde o papel do Arquiteto se faz mais premente. Debate presente em 2000. Debate urgente em 2015. 

Fica aqui o convite para a reflexão conjunta. Aceita-se dúvidas, propostas, utopias e pragmatismo. Só não vale ficar calado.

Nos siga também nas redes sociais
   
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros