Fórum Online (e gratuito) de Arquitetura na América Latina

A Arquitetura é uma atividade fascinante e muitas pessoas se encantam com ela. Os que a fazem e os que a usam. Mas nem sempre ela é conhecida e debatida com profundidade o que faz com que muitos imaginem que um projeto se resume à plantas ou que um arquiteto faz fachadas. E mesmo os que dela tem um conhecimento um pouco mais profundo, carecem de fóruns que debatam a pluralidade e produção de uma arquitetura que nem sempre está nos holofotes das notícias e premiações mundiais. É isso que se propõem a fazer no FOAAL 2015 (Fórum Online de Arquitetura na América Latina) que vai se realizar em setembro de 2015, que vai reunir arquitetos de renome em um fórum aberto e gratuito. 

Como apoio integralmente este tipo de iniciativa abro o espaço aqui do blog para a divulgação deste Fórum que debate a Arquitetura Latino Americana.

O que: 

O Fórum Online de Arquitetura na América Latina se coloca como instrumento de valorização, difusão e fomento ao debate da produção arquitetônica latino-americana. A internet é um dos meios mais eficazes de disseminação do conhecimento e a proposta de realização de um Fórum online internacional sobre arquitetura surge em um contexto que a América Latina tem sido reconhecida internacionalmente pelas boas práticas de arquitetura e desenho urbano.

Quando:

Nos dias 8 a 15 de setembro de 2015.  

Como:


Por meio de vídeo palestras e debates ao vivo mediados por críticos e editores de importantes revistas e portais de arquitetura da América Latina. O Fórum é um evento livre organizado por um grupo de arquitetos independentes ligados direta ou indiretamente à docência e a instituições de ensino superior.

Eixos temáticos :


  • Interiores e Humanização
  • Arquitetura e Identidade
  • Centralidades e Urbanidade
  • Periferias e Inclusão. 
"Os temas serão abordados por arquitetos e urbanistas de diversos países latino-americanos como Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Argentina, Peru e México. Todas as palestras e debates serão transcritos, formatados e diagramados pelos alunos das universidades parceiras, editadas pelo professor Fernando Lara e publicadas em meio digital pela editora Nhamerica."

Inscrições e informações

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do FOAAL 2015:
Maiores informações podem ser obtidas em:

Organizadores

Coordenação Geral: Arquiteto e Urbanista Ms. Oliveira Júnior (IESP)
Coordenação Tecnológica: Arquiteto e Urbanista Alan Araújo (Projeto ACG)
Coordenação Científica: Arquiteto e Urbanista Ms. Pedro Rossi (IESP)
Arquiteto e Urbanista Ms. Daniel Celegatti (Facisa)
Editor: Arquiteto e Urbanista PhD. Fernando Lara (University of Texas)
Colaboradores: Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo Thálita Zavaski (Unipê)
Acadêmico de Jornalismo Vítor Nery (UFPB)

Deixo mais um pouco do release para quem quiser aprofundar a leitura e as motivações de tão importante e relevante evento.

Ao longo do século XX, a América Latina manteve uma estreita relação de submissão ao pensamento arquitetônico moderno oriundo dos países centrais, em especial aos da Europa e aos Estados Unidos. A dependência cultural do “establishment” arquitetônico mundial foi responsável por décadas de isolamento intelectual entre os arquitetos latino-americanos. As limitadas condições de transporte e de comunicação também corroboraram para a ausência de diálogos transversais neste território.

O final do século XX, marcado por uma profunda mudança nas ferramentas de informação e comunicação e pela popularização do transporte aéreo, facilitou a articulação do debate e a difusão da produção arquitetônica da América Latina.

A maneira como os arquitetos locais se apropriaram dos cânones da arquitetura moderna mundial, incorporando as características peculiares do lugar no discurso das suas obras, despertou o interesse e o reconhecimento internacional pelos países centrais do ocidente.

Diante do cenário que se descortina para a arquitetura na América Latina percebe-se que o debate é o viés mais significativo para consolidar uma arquitetura divergente, com discurso subversivo de libertação cultural, que possibilite a emersão das várias facetas da nossa pluralidade de identidades.

É na efervescência deste contexto que o Fórum Online de Arquitetura na América Latina, utilizando de plataforma virtual e redes de comunicação online, pretende amplificar o alcance e as transversalidades do debate sobre a produção contemporânea dos arquitetos latino-americanos, envolvendo nomes com destacada produção arquitetônica na América Latina, desde profissionais consagrados até novíssimos arquitetos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros