Pular para o conteúdo principal

Dicas de decoração de casas pequenas: orçamento apertado não é desculpa.

Adoro garimpar soluções e dicas para espaços pequenos. Porque vamos combinar que as mega lindas ideias de revistas e mostras de decoração algumas vezes não se adaptam às pequenas metragens de nossas próprias residências. Sem contar que muitas são alugadas o que nos tolhe ainda mais. Por isso adorei receber esse simpático email com as seguintes palavras:  

"Elenara, tirei muitas ideias pro meu apê do seu blog. Brigadão! Muitos dos conceitos e tendências eu acabei adotando para um espaço bem pequeno. :)

Eu gostaria de colaborar com o blog, você aceita artigos?

Abraços!"


Se aceito! E adoro, ainda mais quando vem recheadas de boas práticas e descritas de maneira tão gostosa de ler. Obrigada pela contribuição. 

Com vocês dicas de decoração de casas pequenas, ou seja orçamento apertado não é desculpa escrito por Laryssa Caetano

Decoração de casas pequenas com baixo custo
Mudar de cidade significa mudança ou comprar tudo de novo. Um dos dois. Enquanto você procura soluções imobiliárias que caibam no seu orçamento e estilo de vida, separamos algumas dicas para montar uma casa nova, cá entre nós, custa dinheiro e dá pra acrescentar algumas cifras se os adjetivos charme e conforto estiverem próximos.

Em cidades com perfil universitário, é mais fácil locar imóveis que já estejam mobiliados, mas se não for o caso, melhor se preparar para ir às compras. A vantagem de comprar tudo de novo é que, você vai pode escolher objetos em bom estado, enquanto que, em casas mobiliadas nem sempre existe a manutenção por parte do proprietário, pois ele já “cedeu” os móveis.

No meu apartamento minúsculo, eu adotei todas as dicas e tem valido a pena por diversos fatores. A casa tem aquele toque único, por conta dos detalhes e da criatividade, e os custos não ficam assustadoramente altos, principalmente nesse primeiro momento. Confira!
MDF e madeira de demolição serão seus BFF
Algumas lojas vendem chapa de MDF por medida e como são grandes, é possível pedir para cortar e fitar as laterais, aproveitando todo o material. Sai bem mais barato instalar essas prateleiras do que um armário na cozinha, no quarto.... Vira bancada, tampo de mesa e o que mais a imaginação e o orçamento permitirem. Com a vantagem adicional de que, em caso de outra mudança, é mais fácil desinstalar e transportar. 
Na internet há milhares de ideias para reaproveitar ripas de madeira: colando na parede e transformando em um painel, transformando em mesas e prateleiras. Revesti com tecido as minhas e viraram prateleiras de temperinhos.
Palets, sempre!
Distribuidoras, lojas de material de construção e transportadoras geralmente tem palets de madeira e podem adquiridos a preços módicos ou até mesmo na faixa. A dimensão deles é bastante versátil, no padrão internacional eles medem 1 m X 1,2 m, servindo para montar cama, sofá, horta vertical...O problema aqui é descobrir um jeito de transportar essas peças que pesam cerca de 35 kg e dar um tratamento na madeira antes de instalar na sua casa, pois pode vir com ovos de insetos – e sofrer com uma praga de bichinhos roendo a madeira, como eu. Verniz e lixa resolvem boa parte dos seus problemas.
Lojas de segunda mão
Tem coisa que nem o MacGayver consegue fazer sozinho, então aproveite para garimpar lojas de segunda mão: geladeira, fogão, cadeiras... E pechinche! Verifique se será necessária a troca de alguma peça e considere como um custo adicional. Já comprei uma sapateira de madeira que virou um armário ultra romântico para o quarto. 
Cadeiras restauradas
Caixotes de feira
Já vi muita loja grã-fina com decoração descolada usando caixotes de feira como prateleiras, armários, mesas de canto. Aproveite que o material não tem custo e, se você estragar experimentando, pode conseguir outro facilmente. E dê corda pra imaginação! 
Lojas de R$ 1,99
Utensílios de cozinha, banheiro e lavanderia são facilmente garimpados por lá. Mas alguns itens de decoração também. Sabe luzinhas de natal? Então, elas são bem versáteis na iluminação da casa com um charminho, sabe?
Esse não é o momento para supérfluos
Um bom sofá custa caro. Então uma decoração indiana vai bem por ora, esteira + almofadas, puff + almofadas, colchonete + almofadas. Sou fã de puff por ser um tem versátil. Quando me mudei pela primeira vez, ele foi meu sofá por longos meses e, foi substituído por um sofá de palets depois. Novamente: em caso de mudança, ele é bem fácil de transportar.

Considero sofá + TV de plasma supérfluos nesse primeiro momento por serem itens caros e que são secundários quando se trata de uma mudança recente e orçamento apertado. 
Mas é o momento para detalhes
A decoração de casas pequenas precisa ser versátil e cada pedacinho precisa ser valorizado, sabe? Equilíbrio sempre, para não ficar com cara de depósito entulhado nem de caixa branca e vazia. Atenção aqui pois pode acabar não tendo limites nas ideias enquanto o seu bolso é claramente finito.  Mas não é porque não tem a casa toda decorada que seu lar doce lar vai ficar com cara de abandono. Aproveite para caprichar nos detalhes: uma flor em uma garrafa vazia no canto, um pôster na parede e um tecido legal na esteira da sala não fazem mal a ninguém.

Tecidos e papéis de parede podem ser usados em áreas pequenas, escondendo imperfeições na parede, furos, manchas... E dão um charme para o cantinho esquecido. 
Tinta spray e papel contact
Sério, uma lata de spray faz milagre em qualquer peça. E dura horrores. Ganhei cadeiras de madeira que foram reformadas em casa mesmo. Deu bastante trabalho, mas essas belezinhas saíram por um custo bem baixo, considerando que agora são vintage. Contact serve tanto para esconder os azulejos do banheiro que não combinam contigo e para revitalizar qualquer parede sem graça. E se for comprar itens de segunda mão, é possível revestir com contact para tirar a aparência de desgaste ou manchas. 

Transformei um cesto brega que ia pro lixo em uma fruteira bem divertida com um spray branco e verde-limão. 
 Contact + luzes de natal viraram uma luminária de leitura no quarto. 

Autora: Laryssa Caetano 
Fotos:  Laryssa Caetano

Bacana, não é mesmo? E você? Tem dicas e exemplos legais para mostrar para a gente? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

13 ideias para quem ama gatos

Há pouco passou uma sexta feira. Era 13. Gosto das sextas feiras. Gosto do 13. Gosto dos gatos. Gosto dos gatos pretos, esses que tanto foram perseguidos como companheiros de bruxas.

Gatos são da casa -repetem como mantra os que não conhecem os gatos. Os gatos são deles mesmos. E de quem os conquistar. Ou de quem eles resolverem amar. 

Amor de gato é diferente do amor de cão. E não menos dramático. Gatos não toleram atrasos. Não aceitam menos que a nossa entrega. De preferência sem muito chamego, a não ser na hora que desejam. 

Gatos são hedonistas por natureza. Existem para viver com languidez e serem acariciados. Mimados. Paparicados. Gatos são aristocratas. Mesmo que revirem latas de lixo. 

Desconfiem da humildade felina. Ao primeiro toque de boa vida, se tornam preguiçosamente orgulhosos.   
“Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultu…

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…