Usando os germes para projetar - arquitetura saudável

Como assim? Usando os germes para projetar? Entendi bem? Sim, é nessa palestra TED que Jessica Green nos fala que podemos usar "bons germes" para fazer edifícios mais saudáveis.

Segundo ela, como tudo está coberto por ecossistemas repletos de bactérias, fungos e vírus, devemos pensar em como usar esses microrganismos a nosso favor através do estudo de como interagem com o nosso modo de vida.

"É realmente possível planejar ecossistemas de microrganismos? E acredito que a resposta seja sim." 


Ela mostra como já fazemos isso através de um estudo que realizou no Complexo Empresarial Lillis na Universidade do Oregon, onde coletou amostras de pó. Desse pó chegou a como esses ecossistemas se espalham nos espaços e como são diferentes entre si, dependendo de como funcionam os sistemas de ventilação e a circulação e concentração de pessoas. Uma conclusão da equipe é que "as salas deste edifício são como ilhas em um arquipélago e isso quer dizer que os engenheiros mecânicos são como engenheiros ecológicos e têm a habilidade de estruturar biomas neste edifício do jeito que querem."

Em suma, propôs uma abordagem consciente para o projeto, que ela chama de design bioinformado e que seja usado para criar edifícios mais saudáveis e bem mais inteligentes que os usuais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros