Desenho a mão livre - ferramenta essencial do arquiteto

Muitos estudantes perguntam sobre o curso de arquitetura, o que podem antecipar em saber para entrar na faculdade já com um cabedal de conhecimento que lhe facilite o aprendizado. Já expliquei a rotina de um arquiteto para estudantes e falei aqui sobre 10 lições para aprender arquitetura.   
Fonte
Mas se tivesse que escolher uma prioridade, o que aprender primeiro? Teoria, prática, CADs? Essa madrugada uma jovem perguntava em uma lista de arquitetura. Minha resposta? 

Treine o olhar. Comece pelas peças de tua casa. Desenhe a mão livre o teu quarto, procure perceber a escala/tamanho das coisas sem usar réguas. A verdadeira ferramenta do arquiteto se chama percepção espacial. Faça isso pelas ruas, olhe, sinta, perceba. Treine o cérebro. Desenhe a mão livre. Muito. Sente na rua e desenhe. Viaje.
Fonte
Grandes arquitetos fizeram seu repertório dessa forma - através da observação, de viagens pelo mundo, de um caderno companheiro, ou folhas soltas onde desenhavam. Suas mentes eram ensinadas a reconhecer as relações de espaço na vida real. Uma de minhas primeiras lições na faculdade de arquitetura foi desenhar minha casa, a mão livre, sem medir. Dela passei ao edifício, depois à cidade. Nesses nossos tempos de computação e programas CADs a nos auxiliar, urge treinar a mão, urge treinar o cérebro para que possamos realmente desfrutar dessas ferramentas que fazem quase tudo, mas não o principal. Elas não projetam por nós. A concepção real nasce dentro de nós, da nossa capacidade de ver o que não existe. Ainda. 

Fonte
E lendo um texto chamado Drawing Hand in the Age of Computers fica mais evidente a necessidade dos desenhos a mão nessa era de computadores. Ali eles fizeram uma interessante relação, mostrando duas etapas do processo projetual: Concepção representada por desenhos e a realização da obra, já com fotos da edificação pronta. Um desses exemplos é mostrado abaixo. 
Fonte
Acima um croqui representando a intenção do projeto feito por Brad Cloepfil. A obra é o "Sokol Blosser Winery Tasting Room", nos EUA. A comparação entre os traços livres que expressam o conteúdo que se pretende alcançar e a obra pronta mostra o quanto se aproximam. Experimente sentar em frente ao computador sem ter a ideia clara em sua cabeça do quer fazer, para ver o quanto o seu projeto demora a fluir. Ou se flui perde em densidade e certezas. Rascunhar livremente permite que as ideias balancem em nossas mentes, que possamos brincar e construí-las lá naquele espaço que só nós percebemos.



Fonte
Portanto, se eu posso dar um conselho seria: compre um caderno de desenhos, pode ser pequeno, se cerque de lápis e borrachas e saia pelo mundo a desenhá-lo. Quando viajar fotografe menos e desenhe mais. Não se importe se ficam belos e nem tente mostrá-los ao mundo. São seus. São seu meio de exercitar sua percepção espacial. 


Veja mais sketches de arquitetos aqui

Sketches of Frank Gehry 

Comentários

  1. Queria deixar uma dica também sobre isso. muitas cidades, principalmente as capitais, mas qlq um pode montar em sua cidade tb (o face ajuda mto nisso) é o grupo de Urban Sketchers (desenhistas urbanos, traduzindo literalmente) que se reunem em partes específicas para cada um elaborar um desenho, croquis com qualquer tecnica ou material (aquarela, lapis, canetinha, bic, pastel, etc) de graça e as vezes tb se organizam para fazer roteiros, passando por varios pontos.
    É bem legal pois ajuda no traço, a ver o serviço dos outros que pode complementar o seu, trocar informações, ver mais sobre sua cidade, angulos diferentes... e geralmente é de fim de semana que organizam. Existe também grupos nacionais e eventualmente os mais profissionais convidam para workshops (pagos e as vezes gratuitos), organizam viagens, mas aí cabe a cada um ver se participa. Fica de dica ou sugestão de tópico pra post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ideia bacana. Vou pensar nisto aqui na minha cidade. Pode se tornar um movimento!!!

      Excluir
    2. Que ideia bacana. Vou pensar nisto aqui na minha cidade. Pode se tornar um movimento!!!
      Da uma olhada no nosso Instagram:
      luizmarcioarquitetura

      Excluir
  2. Excelente dica Lilian! Adorei e já vou colocar na pauta. É super importante essa troca de experiências e a gente aprende muito com isso. Super obrigada, abraços Elenara

    ResponderExcluir
  3. Elenara, encontrei seu blog procurando dicas de desenho. Fiz faculdade de direito e agora, passados os anos, iniciei uma nova faculdade Design de Interiores e estou apanhando muito em desenho a mão livre. Amei tuas dicas de desenho a mão, e gostaria sinceramente desenhar. Estou buscando na internet informações para que eu possa aprender e treinar desenho a mão livre. Obrigada pelo incentivo que deste aqui.

    ResponderExcluir
  4. Vera Lucia!
    Que bacana! Tão bom saber de pessoas que buscam sempre aprendera mais e mais. Há vários livros e tutoriais ensinando desenhar. A mão. Já falei de alguns aqui no blog e estou torcendo para que sigas no teu aprendizado- sempre sabendo que o sucesso vem para quem persevera e treina. Adorei teu comentário. Abraços e sucesso! Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros