Que tal construir com papelão?

O papelão, seja virgem ou reciclado, é um material de múltiplos usos. Inclusive na Construção Civil, na Arquitetura e no Design.

Ele tem várias vantagens de uso, entre elas a economia, a de ser um material relativamente abundante, inclusive em forma de embalagens, é reciclável e pode ser reutilizado. Mas será resistente? Julgando pelos trabalhos do arquiteto Shigeru Ban, agraciado com o Prêmio Pritzker 2014, sim. E para dirimir mais ainda as dúvidas em relação à sua utilização como sistema estrutural podemos ler esse artigo acadêmico sobre Sistemas construtivos compostos por tubos de papelão


"Os tubos de papelão são um material bastante versátil e podem ser usados de diversas maneiras, possibilitando sistemas construtivos variados que, muitas vezes, geram obras arquitetônicas arrojadas, surpreendendo quem as contempla.
A atratividade em se utilizar tubos de papelão na construção civil se dá por estes serem baratos, facilmente relocados e substituídos – quando danificados, de baixa tecnologia, manterem sua cor natural e não gerarem desperdício. Além disso, podem ser reciclados ou reutilizados, caso estejam em perfeitas condições de uso". Fonte

Abaixo alguns exemplos que levantei na internet sobre o uso de papel e papelão reciclado ou virgem na Arquitetura e Design.

Fonte
O primeiro é um exemplo que me levou a escrever essa postagem. Uma proposta de Teatro usando fardos de papel reciclado como fechamento de uma estrutura circular com o objetivo de isolamento acústico. Projeto do Studio Andrew Todd fez parte do concurso de design de teatros sustentáveis World Stage Design 2013.
Fonte
Outra fonte de inspiração foi o trabalho do Ecocentriche Design.
Um design artesanal que reúne reciclagem com design e forma peças super originais e criativas.
Fonte
Outro exemplo na área do design são essas luminárias feitas de caixas de papelão descartadas. Obra do escritório Graypants
Fonte
A Paper House, obra dos arquitetos alemães Ben e Daniel Dratz é feita com cubos de papel reciclado e foi premiado em um concurso para projetos criativos. Seus testes mostraram que esses cubos são resistentes, duráveis e quando comprimidos se tornam mais impermeáveis. Outro exemplo de construção usando tubos de papelão reciclado é esta cabana japonesa (não por acaso, obra de Shigeru Ban)
Fonte
E falando em Shigeru Ban, eu já era encantada com o seu trabalho (vejam aqui uma postagem que fiz sobre uma ponte de papelão que ele projetou). Este premiado arquiteto japonês tem uma vasta obra e estudos sobre o uso de materiais ditos alternativos, entre eles o papelão, nos seus projetos de mais variadas funções. Inclusive o seu escritório parisiense foi feito com estas estruturas em papelão. E sabem onde se localizava? No terraço do Centro Pompidou! 

Fonte
Em entrevista no Brasil quando recebeu convite para trabalhar e transformar madeira ilegal apreendida em equipamentos comunitários e sociais, falou de uma de suas obsessões como arquiteto: 

" Me preocupo ainda com o destino de cada construção no futuro, se o material empregado poderá ser facilmente reutilizado. Sou obcecado: detesto jogar qualquer coisa fora." Shigeru Ban

IE Paper Pavilion - Shigeru Ban
No vídeo abaixo o timelapse da construção da sua obra acima, feita com tubos de papelão.



E acima Shigeru Ban nos fala de suas obras para abrigos em situação de emergência feitos em papelão reciclado. É admirável a sua preocupação com o uso deste material, aparentemente frágil e esquecido pela construção, em detrimento de outros, com mais aceitação em termos de aparência e imagem de durabilidade, mostrando que ele pode ser muito bem usado e pode resolver problemas sociais com economia e criatividade. E também pode ser usado em pavilhões de exposição, em templos ou livrarias.
Paper Log House, 2001, Bhuj, India
Photo by Kartikeya Shodhan
O fundamental de uma boa e criativa arquitetura é o conhecimento dos materiais em profundidade para saber que uso podem oferecer. Arquitetura não é um mero arranjo de espaços em forma bonita. É saber utilizar os ingredientes que se tem a mão para que formem uma unidade coesa, estruturalmente resistente e formalmente interessante, sem nunca esquecer a funcionalidade. Acrescidos das noções de economia e possibilidade de reuso.

Mais exemplos de uso de papelão



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros