Pink, rosa ou magenta - e importa o nome?

Quando abrimos uma paleta de cores de indústrias de tintas somos brindados com uma infinidade de cores com os nomes mais variados. E extremamente criativos. Mas existe uma cor que reina soberana nas escolhas femininas (9 entre 10 meninas as escolhem como referência). Escolha natural ou imposição cultural? Eu aposto mais na segunda hipótese, mas devo reconhecer que o rosa - ou seja lá que nome ou tom prevaleça na época, é uma cor alegre. É uma cor acolhedora. 

Segundo a Wikipédia a cor "rosa (cor-de-rosa, cor de rosa, rosáceo ou rosado) é uma cor intermediária entre magenta e vermelho, sendo assim uma cor quente. Existem, porém, muitas máscaras diferentes desta cor. Assim como cinza e violeta, a palavra rosa quando se refere a uma cor nunca deve ser flexionada no plural: camisas rosa, paredes rosa."


Os tons chamados de Pink são bem mais próximos do magenta do que os rosinhas bebês. Mas convenhamos, é mais simpático dizer que o seu quarto é todo PINK, ao invés de dizer que é magenta. Magenta parece marrenta. Nada a ver com a cor que é, na verdade, muito bonita.  E bem usada pode fazer um ambiente bem bonito e equilibrado.
O magenta é considerado uma cor contraditória que reúne ao mesmo tempo a capacidade de expansão e contração, justo por ser uma intensificação do amarelo e do azul e portanto reunir características dessas cores. Fonte
As emoções que as cores nos provocam tem uma relação estreita com a cultura em que fomos criados. E isso deve ser levado em consideração na hora de projetar um ambiente, um logotipo ou qualquer associação que se pretenda fazer entre cor e uso. Algumas emoções associadas às cores rosa na nossa cultura ocidental : inocência (aí vai depender do tom de rosa, porque se quer dar um toque de malícia, se aproxime do magenta), feminilidade, calma, juventude, gentileza, amor, felicidade, tranquilidade.
Mesmo para quem gosta de ousar em cores e propor misturas entre elas, usar tons de rosa pode significar ambientes de bom gosto. Sabendo usar como no exemplo acima em que o rosa das paredes é esmaecido pelo efeito especial da pintura e não se torna cansativo. 

Em ambientes pequenos sugere-se que o uso de cores fortes seja em elementos pontuais. Um piso forte e uma geladeira retrô pedem paredes e móveis claros para que sejam realçados.
E quem disse que o magenta, pink ou rosa não podem ser usados nas fachadas? Um exemplo - e lindo- é essa casa. Ela é absolutamente encantadora e nos convida a entrar, não? Só olhando essa imagem que histórias lhe vem à cabeça sobre as pessoas que moram aí ?
Provavelmente vai pensar que é uma família alegre, cheia de crianças barulhentas e vivas. Ou um casal que viveu uma vida intensa de amores e que nos esperam com uma mesa cheia de guloseimas para uma bela conversa ao pé da lareira. Ou ainda uma pessoa que viajou pelo mundo e gosta de ler em uma bela cadeira ao lado de um jardim...Enfim, essa cor me lembra alegria serena, intensidade de escolha, risada e ousadia de ser criança sempre.
Eu nunca tive uma fixação por rosas. Nunca quis um quarto pintado assim, nem quando era criança. Meu guarda roupa tem muito pouca coisa nessa cor. Depois de escrever essa postagem estou seriamente tentada a ousar mais. Acho que vou colocar um toque de pink, rosa ou magenta por aqui....


Semiotica Cor from Tatiana Fernández

Fontes : Pinterest,  Kelvin Designer
 

Comentários

  1. Qual a cor rosa do vestido de noiva da duquesa de Alba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço a menor ideia. Vou ter que pesquisar quem é a Duquesa de Alba...

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros