Pular para o conteúdo principal

Valorizar o passado faz o presente mais bonito

Estava postando no Instagram quando me saiu essa frase de lá de dentro: 

Porque linda vida está em valorizar o passado para poder fazer um presente ainda melhor e mais bonito.
Me dei conta que muita coisa da minha vida, dos meus projetos, do meu estilo tem um quê de valorização do passado. Sempre gostei de história, sempre adorei ler e pesquisar o que foi feito, como foi feito e o que podemos aprender com isso. Já vi que pode mudar a tecnologia, pode mudar o local, mas paixões e sentimentos humanos não mudam. Somos a mesma essência de milhares de anos atrás, por mais modernos que possamos parecer ser. Quem esquece isso acaba por não entender a Vida em sua plenitude.      
Vejo muitos jovens achando que a juventude é eterna. Que o Agora vai se cristalizar no tempo e nunca passar. Vã tolice! O que temos por fora muda e muito. Por isso também achei de extremo mau gosto uma modelo se "fantasiar" de velha para uma festa do Dia das Bruxas. Ser velho em aparência não é assustador. Um jovem achar que é, sim.
Com os ambientes também não é diferente. Os estilos de agora, os "up to dates" do momento vão passar e daqui uns anos vamos olha-los e muitas vezes morrer de rir. Até que talvez, mais uns anos, nossos netos os valorizem novamente. A vida é um ciclo
Costumamos reverenciar muito o que é considerado de valor. Chamamos de raridades ou vintage. Ou muitas vezes fabricamos peças modernas com cara de antigas, os chamados objetos retrô. Mas nem sempre temos o mesmo comportamento com as pessoas. Corremos apressados e esquecemos de escutar, rimos dos velhinhos que contam casos e casos na fila do banco, muitos ainda reclamam das vagas de idosos. Não se levantam para dar um lugar no ônibus, no metrô. Enchem a boca para falar da cultura e da educação em outros lugares mas se esquecem de ser educados. Meu desejo secreto para quem faz uma grosseria para alguém mais idoso é que nunca chegue lá. Porque a velhice é o preço que se paga para não partir antes.
Quem vê os descolados do momento falando ao celular e usando um fone semelhante aos telefones antigos, acha muito charmoso e nem sabe que eles já foram considerados cafonas ou fora de moda um período. Faz parte da característica humana por mudanças. Uma geração vem com ideias novas e questionando as passadas justamente para que o mundo se mova, se transforme. Se para melhor ou pior vamos ver depois de alguns (muitos) anos.

Quem estuda um pouco de história vai ver que ondas de liberalidade e conservadorismo se alternam nos comportamentos. Coisas que achamos muito modernas já foram feitas por antepassados. Já disse e repito: tecnologias mudam, homens e mulheres não. E não estou me referindo às pequenas mudanças individuais e sim aos macro sentimentos e inquietudes gerais.  
Velhice não é fantasia. Usar objetos vintage ou retrô não é apenas moda. É atitude, é sustentabilidade afetiva.

Pessoas que envelhecem não ficam feias. Recebem marcas do tempo e é preciso ter beleza de alma para reconhece-las e admira-las. Muito mais bonito um rosto enrugado e de olhar vivo que uma cara esticada por botox e sem expressão.

Muito mais bonita uma casa com ar de quem tem história para contar que uma que pareça um mostruário de loja.   
Expressão. Ter o que contar. Conteúdo. Isso faz toda a diferença. Sem conteúdo, garrafas servem apenas para enfeite. Vale o mesmo para pessoas. 
Fontes: Pinterest
Autor : Elenara Leitão

Comentários

  1. Nossa!! Fiquei encantada com seu post hoje, merecem aplausos!
    Todos nós envelhecemos a cada dia. Alguém que não queira envelhecer e deseja morrer jovem, nunca saberá o que é ganhar experiências, sabores e dissabores da vida. Eu desejo viver um bom bocado!
    E adoro o vintage! Quer algo mais cheio de personalidade que objetos ou tendências que sobreviveram ao longo do tempo e carregam uma história?
    Obrigada por seguir meu blog! Estou gostando muito daqui também.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Izabel!
    As pessoas vivem na ditadura da juventude, sem perceber que ela é também um estado de espírito. Por isso a importância de sensibilizar, de despertar todos os sentidos. E a Arte é um poderoso caminho para isso. Adorei teus artigos, compartilhei alguns na minha página do face
    Abraços e volte sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Refúgio que caiba nos sonhos

“Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria. ”Depende”, respondeu o gato. ”De quê?”, replicou Alice; ”Depende de para onde você quer ir...”
Alice no país das maravilhas - Lewis Carroll
Refúgio mais que nunca necessário em tempos de doenças de fora e de dentro. Tanto para compreender, tanto para administrar, talvez em poucos tempos dos últimos, se viveu com tantos senões. Talvez explique a vontade ou a desvontade de fazer e acontecer.
Arquiteturar é paixão como poucas coisas que me aconteceram na vida. Arquiteturar refúgios talvez seja premente. Repensar espaços de com viver.
De metragens não se precisa muito. O suficiente para caber sonhos e poucas necessidades materiais. Livros, poucas roupas, uma adega para vinhos e muito espaço para sonhar e criar. Se for um pouco acima do solo, tanto melhor. Nunca se sabe quando a natureza pode nos brindar em serpentes ou enchentes.

Um cantinho para ler, comer e tomar café, parando de quando em vez , para olhar as nuvens que formam objetos…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…