Cidades do futuro - o que as tornam inteligentes?

"Serão cidadãos inteligentes o que tornarão as cidades inteligentes". Dan Hill


Estava lendo uma reportagem sobre as cidades do futuro e a frase acima me chamou muito a atenção. Fala-se em automação total, softwares e hardwares tomando conta de todos os detalhes, equipamentos, circulações. Discute-se a viabilidade disso tudo e como ficaria se tudo isso caísse em mãos e/ou interesses escusos. 

Há casos de cidades sendo planejadas e construídas com projetos considerados tops, como essa cidade ecológica em Portugal
a PlanIT Valley.
Segundo a noticia, ela terá um sistema nervoso capaz de "sentir" e controlar tudo, do uso da água ao consumo da energia. E isso a um custo baixo e tempo idem de construção.

Eu confesso que tenho algumas dúvidas. Não quanto à eficácia das cidades. Creio que podem vir a funcionar muito bem, mas me parecem gotas d'água dentro de um problema muito maior que é resolver as cidades existentes. E nesse sentido me agrada mais os projetos como o Naturopólis. Não me parece lá muito viável pensar que ilhas como essas sejam macro soluções, a não ser o de servir de testes para resolver problemas em nossas urbes existentes.

E cá entre nós, o maior problema também se encontra na educação do cidadão para viver em solidariedade e educação com o meio ambiente, com os outros cidadãos em nossas cidades. A tecnologia é boa, os equipamentos disponíveis são fantásticos, mas é a responsabilidade e civilidade de cada um de nós que faz e fará toda a diferença. Já disse aqui e repito: sustentabilidade é atitude. O resto é discurso.



Comentários

  1. Em Portugal?
    Fiquei muito surpresa.

    Eu vi anúncio de aldeias sendo vendidas:
    http://idealista.pt/news/arquivo/2013/06/06/012879-duas-aldeias-a-venda-em-tras-os-montes-fotos

    Tem alguma relação?

    Bom Fim de Semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros