Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Cidades do futuro - o que as tornam inteligentes?

"Serão cidadãos inteligentes o que tornarão as cidades inteligentes". Dan Hill


Estava lendo uma reportagem sobre as cidades do futuro e a frase acima me chamou muito a atenção. Fala-se em automação total, softwares e hardwares tomando conta de todos os detalhes, equipamentos, circulações. Discute-se a viabilidade disso tudo e como ficaria se tudo isso caísse em mãos e/ou interesses escusos. 

Há casos de cidades sendo planejadas e construídas com projetos considerados tops, como essa cidade ecológica em Portugal
a PlanIT Valley.
Segundo a noticia, ela terá um sistema nervoso capaz de "sentir" e controlar tudo, do uso da água ao consumo da energia. E isso a um custo baixo e tempo idem de construção.

Eu confesso que tenho algumas dúvidas. Não quanto à eficácia das cidades. Creio que podem vir a funcionar muito bem, mas me parecem gotas d'água dentro de um problema muito maior que é resolver as cidades existentes. E nesse sentido me agrada mais os projetos como o Naturopólis. Não me parece lá muito viável pensar que ilhas como essas sejam macro soluções, a não ser o de servir de testes para resolver problemas em nossas urbes existentes.

E cá entre nós, o maior problema também se encontra na educação do cidadão para viver em solidariedade e educação com o meio ambiente, com os outros cidadãos em nossas cidades. A tecnologia é boa, os equipamentos disponíveis são fantásticos, mas é a responsabilidade e civilidade de cada um de nós que faz e fará toda a diferença. Já disse aqui e repito: sustentabilidade é atitude. O resto é discurso.



Comentários

  1. Em Portugal?
    Fiquei muito surpresa.

    Eu vi anúncio de aldeias sendo vendidas:
    http://idealista.pt/news/arquivo/2013/06/06/012879-duas-aldeias-a-venda-em-tras-os-montes-fotos

    Tem alguma relação?

    Bom Fim de Semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros