MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Interiores da BeFunky nasce do logo

Remodelar a sede de um desenvolvedor de aplicativos para área de edição de imagens como a BeFunky teve, para a equipe do FIELDWORK Design & Architecture, inspiração no logotipo da empresa que retrata a abertura de uma câmera fotográfica.

Vários elementos do projeto de interiores saíram da transformação desse logo e formam uma linguagem que remete à atividade chave da empresa: criação.

Os projetos de interiores desse tipo de atividades pedem espaços nada convencionais, que sejam altamente inspiradores e permitam a troca de ideias entre os funcionários. 

BeFunky Office
Os materiais usados foram a madeira, especialmente o carvalho branco que remete à preferência do cliente por mobiliário com esse tipo de material. Mas ao mesmo tempo que lembra referências afetivas, ele é tratado de forma contemporânea, funcional e aconchegante, criando ambientes que não são datados (outra exigência de projeto).

O azul, uma cor que incentiva a criatividade, foi usado como contraponto à predominância da madeira. 

BeFunky Office
 O local, um grande galpão, recebe piso de cimento e tem as instalações de climatização aparentes.  
BeFunky Office
 As estações de trabalho foram projetadas pelo escritório com uma sutil divisória que preserva o trabalho individual, mas permite a troca. O verde foi parte preponderante, com vários espaços para plantas, o que sempre é bastante saudável em um local de trabalho.
BeFunky Office
 Elementos em madeira cujo desenho foi originado do logo da empresa permitem a divisão dos espaços, garantindo a sua visão e luminosidade.
BeFunky Office
 Um detalhe mais próximo das divisórias em vidro e madeira que delimitam salas de reunião.
BeFunky Office
 Detalhe sutil do corrimão embutido na madeira. Sutil e belo.
BeFunky Office

BeFunky Office
Planta baixa e cortes do projeto. E abaixo como se deu o processo de transformação do logo nas formas que foram usadas no projeto. 

Os projetos corporativos são um desafio interessante. Devem ser altamente funcionais, duráveis e saudáveis. Ao mesmo tempo em que refletem os propósitos e espírito da empresa. 
BeFunky Office
Fonte

Nos siga também nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros