Quarteirão francês com toques de sustentabilidade
O escritório de arquitetura Atelier francês Tarabusi concluiu recentemente um complexo residencial em Nantes, França. Usaram uma estrutura de madeira e concreto. Aliás a construção em concreto é bastante usada na França, me lembro de ter visto uma palestra a respeito, sobre como a tecnologia forma túnel é corriqueira nesse país. Aqui no Brasil ela não é tão usada, alguns conjuntos residenciais na década de 80 usaram esse sistema. Um ao lado da construtora onde eu estagiava e tive a sorte de acompanhar a obra da janela da minha sala. Foi um aprendizado bem interessante. Esse conjunto observou várias características de conforto ambiental, incluindo o uso de luz e ventilação natural. Um recurso arquitetônico fácil de ser projetado e que traz grandes ganhos ao futuro gasto (ou economia) energética dos edifícios.
Houve um cuidado inclusive com os locais de estacionamento que ficam protegidos, e isolados, por uma cobertura/passarela de madeira. Um cuidadoso tratamento paisagístico, tratamento e aproveitamento de águas da chuva, trazem um caráter de sustentabilidade para esse quarteirão.
Fontes:
domusweb ,
architopik
Dica : Massimo Castoldi
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos