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A sala de espera mostra a cara de seu negócio

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Uma das minhas tarefas mensais é levar pai e mãe ao médico ou dentista. A medida que os anos passam, a gente entra em desvio de função, e acaba que isso vira rotina. Quem tem a ventura de ter pais mais idosos, sabe como é.
E daí a gente passa para o outro lado. De arquiteto passa a cliente e analisa as salas de espera por outra visão.

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Em geral elas são muito impessoais, até porque muitos consultórios são alugados ou pertencem a mais de um profissional.
Mas o que deve ter uma sala de espera ou recepção de uma empresa? De preferência a imagem dessa empresa. E não me refiro apenas ao nome ou logotipia, mas sim o conceito que se queira transmitir. Um consultório de pediatra é diferente de um vascular, assim como um escritório de advocacia difere de uma agência de propaganda. Cada um tem uma ideia que quer deixar transparecer e quanto mais transparente ela estiver no espaço, logos e imagens, mais o cliente vai entender.

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E se nisso diferem, o que é mais ou menos comum? As áreas de cliente, as áreas de funcionários e as circulações. Essas talvez a peça chave. Há empresas onde as entradas devem ser separadas, clientes não devem ver quem chega e quem sai. Há outras em que esse não é um dado primordial. 

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Os materiais devem ser duráveis, nada mais desabonador para uma empresa que cadeiras rotas ou peças quebradas logo no entrada. Proteção para as paredes onde as cadeiras encostam. O mobiliário deve ser especificado e/ou projetado visando ergonomia e conforto, além da praticidade e durabilidade.

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E o projeto de iluminação deve levar em conta que uma espera pode se prolongar por horas (e isso é comum em consultórios médicos ou empresas..!) e privilegiar luzes que tragam conforto e relaxamento, mas que não sejam cansativas ao ponto de dar sono...
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Pontos de tomadas, USB, e wireless são desejáveis, tanto quanto as tradicionais revistas descartáveis das recepções. Já notaram que são sempre as mesmas ???? Nem preciso dizer os nomes, é aquela semanal e a outra de fofocas....Talvez um pouco de criatividade possa satisfazer clientes mais exigentes.

Banheiro, de preferência acessível, para os clientes vai favorecer bastante, principalmente os mais idosos.
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E você, qual a sua visão de cliente em uma sala de espera? O que é mais importante? O que falta? 
          

Comentários

  1. O q vc sugere para sala de espera para clínica psiquiátrica ?
    Abs

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  2. Sugiro que se chame um profissional da área para que, junto com o cliente, faça um projeto adequado ao conceito da clínica ou consultório.
    Abraços

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