Pular para o conteúdo principal

A sala de espera mostra a cara de seu negócio

Fonte
Uma das minhas tarefas mensais é levar pai e mãe ao médico ou dentista. A medida que os anos passam, a gente entra em desvio de função, e acaba que isso vira rotina. Quem tem a ventura de ter pais mais idosos, sabe como é.
E daí a gente passa para o outro lado. De arquiteto passa a cliente e analisa as salas de espera por outra visão.

Fonte
Em geral elas são muito impessoais, até porque muitos consultórios são alugados ou pertencem a mais de um profissional.
Mas o que deve ter uma sala de espera ou recepção de uma empresa? De preferência a imagem dessa empresa. E não me refiro apenas ao nome ou logotipia, mas sim o conceito que se queira transmitir. Um consultório de pediatra é diferente de um vascular, assim como um escritório de advocacia difere de uma agência de propaganda. Cada um tem uma ideia que quer deixar transparecer e quanto mais transparente ela estiver no espaço, logos e imagens, mais o cliente vai entender.

Fonte
E se nisso diferem, o que é mais ou menos comum? As áreas de cliente, as áreas de funcionários e as circulações. Essas talvez a peça chave. Há empresas onde as entradas devem ser separadas, clientes não devem ver quem chega e quem sai. Há outras em que esse não é um dado primordial. 

Fonte
Os materiais devem ser duráveis, nada mais desabonador para uma empresa que cadeiras rotas ou peças quebradas logo no entrada. Proteção para as paredes onde as cadeiras encostam. O mobiliário deve ser especificado e/ou projetado visando ergonomia e conforto, além da praticidade e durabilidade.

Fonte
E o projeto de iluminação deve levar em conta que uma espera pode se prolongar por horas (e isso é comum em consultórios médicos ou empresas..!) e privilegiar luzes que tragam conforto e relaxamento, mas que não sejam cansativas ao ponto de dar sono...
Fonte
Pontos de tomadas, USB, e wireless são desejáveis, tanto quanto as tradicionais revistas descartáveis das recepções. Já notaram que são sempre as mesmas ???? Nem preciso dizer os nomes, é aquela semanal e a outra de fofocas....Talvez um pouco de criatividade possa satisfazer clientes mais exigentes.

Banheiro, de preferência acessível, para os clientes vai favorecer bastante, principalmente os mais idosos.
Fonte
E você, qual a sua visão de cliente em uma sala de espera? O que é mais importante? O que falta? 
          

Comentários

  1. O q vc sugere para sala de espera para clínica psiquiátrica ?
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que se chame um profissional da área para que, junto com o cliente, faça um projeto adequado ao conceito da clínica ou consultório.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias para adiantar o Natal

Quando tinha uns dez anos (faz tempo...) fiz um trabalho escolar de arte e propaganda. Minha ideia foi um Papai Noel adiantado, que vinha pela metade do ano para aproveitar um xis produto que não lembro qual era. Meu pai, como todo pai babão, super me elogiou e nunca esqueci por isso. Nem lembro a nota que tirei na escola. Naquela época, década de 60, o Natal começava em dezembro. Meados de dezembro. Quando eu iria imaginar que estava sendo profética e que talvez, daqui uns tempos, o Natal nem passe. Emende com outras festas. Agora já convive o tal de ralouin que é em outubro.



Natal me lembra luz. Um paradoxo entre verão, calor e imagens de muita neve e comidas quentes. Me lembra canela, bolachinhas alemãs que minha mãe fazia e que eu podia cortar as massinhas e ajudar a confeitar. Árvore sendo montada e presépio

Separei dez ideias que achei bem bacanas de enfeites e árvores que podem ser montadas de forma simples e bem criativa.


1- Do blog da Renata Tomagnini achei estas charmosas dob…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Robôs no lugar de operários na construção civil. Não é futuro

Ao ler uma reportagem sobre os canteiros de obras sem operários e sobre as inovações na execução na construção civil, não posso deixar de lembrar da célebre foto de Charles C. Ebbets de 1932. Operários comendo tranquilamente sobre uma viga no 69º andar das obras do GE Building, em Nova York. Montagem (o que parece não ser) ou verdade, a imagem nos dá calafrios ao imaginar construções sem o mínimo aparato de segurança. 

Pensar que, menos de cem anos depois desta foto, estaremos debatendo não apenas construções mais gigantescas que as do início do século XX, mas a utilização de aparatos de robotização em projetos e execução que saem cada vez mais do campo da ficção para a realidade.

Contar com drones nos canteiros de obras, conectados à tablets ou smartphones, não apenas facilita como agiliza os serviços que antes contavam apenas com trabalho humano braçal. E muitas vezes com a sorte já que se localizam em locais mais inacessíveis ao olhar.
Segundo o artigo citado no primeiro parágrafo, &q…