Arte Nova - voltando ?

Fonte
 Um estilo pelo qual tenho um especial agrado é a Art Nouveau. Ela me agrada pela sua sinuosidade, pela aparente desarmonia, pela quebra do comum.

Imagino que deva ter sido uma revolução quando foi lançada, nos fins do século 19 e inicio do 20. Um estilo de vida, uma concepção que ia da arte aplicada à Arquitetura, cheia de motivos florais, cisnes e figuras lânguidas e ao mesmo tempo etéreas e sensuais.

Não é a toa que está voltando ao nosso mundo. Voltando não é bem o termo que uso para um estilo que perdura, é um clássico. E a Arte Nova é sempre um quê de renovação, de ousadia.    

E apesar de marcante, ela nunca me parece repetitiva. Tenho um grande senão para coisas datadas e com cara de todo mundo. Sabe as tendências que viram linguagem comum, que todo projeto tem ? Pois é. Tem a década do azulejo preto, a da pastilha, do tijolo de vidro, das mesmas formas. Gosto daquilo que foge disso. E a Art Nouveau me passa isso.


Fonte
Sou particularmente apaixonada por suas portas. Elas são ricas, são diferentes. Parece que levam para um ambiente com conteúdo. 

Fonte

Fonte
Fonte
 Outra característica que acho fascinante é o requinte pelos detalhes. Tudo é coerente num ambiente de arte nova. Ela não é definitivamente um adorno, é um conceito. Integral. 
Fonte
E aqui pertinho de casa tem um exemplo magnifico em Arquitetura. A Casa Godoy. Tombada e hoje abrigando setores da Secretária Municipal de Cultura. Um banho de beleza na já combalida Av. Independência de Porto Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros