MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Quando as pontes falham


Eu não estou me referindo às pontes do mundo real, mas às do mundo virtual. Hoje nossa sociedade é feita de espaços, qual verdadeiras cidades, onde habitamos nossas ideias, nossas propostas, nosso mundo. E quando as pontes que nos colocam em contato com elas falham, é como se um pequeno (ou grande) colapso se abatesse sobre nós. O Blogger ficou fora do ar para manutenção. Essa ocasionou problemas pelo que entendi de seus comunicados e na volta perdi comentários, postagens e uma rota determinada. Ia falar sobre sustentabilidade de forma mais ordenada. Cadê o post que iniciaria essa proposta ? Sumiu. E como eu acreditava na redução, acabei por não fazer cópia....e foi-se o pensamento. E o outro que entraria depois dele, já foi ao ar, sem que eu pudesse arrumar isso....Cruel ironia. Num tempo de grande tecnologia, me senti com saudades do velho e bom carbono. Já externei aqui mesmo no blog minha preocupação com essa volatibilidade dos tempos modernos. Ideias, boas ideias, excelentes debates, fases da vida que são trocadas em e-mails se perdem para sempre caso as midias mudem, caso o provedor falhe. Muitos de nós já passaram por perder dados de disquetes, de computadores que se foram, pela falha de um lance qualquer que..DELETA.
Sustentabilidade ao meu ver é também ter a prática de não deletar com tanta facilidade. Resgatar memórias, reusar conhecimentos, reciclar hábitos e costumes.   

Comentários

  1. Eu perdi comentários, também.

    A vulnerabilidade do mundo virtual é pra se pensar, mesmo.

    Um Lindo Domingo!

    ResponderExcluir
  2. Uma ponte traz sempre uma ideia de ligação. Pontes de Hidrogênio,Pontes de Safena, Ponte de Salvação. E quando as pontes falham a gente sente aquela coisa de ficar isolado... Muito a se pensar sobre isso, querida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros