Tecnologia digital aliada à generosidade

Clay Shirky, jornalista e especialista em novas mídias, mostra nesse vídeo o que ele chama de superávit congnitivo que seria a capacidade da população mundial unir tecnologia digital e generosidade, e dessa forma agir voluntariamente e colaborar em projetos de larga escala no planeta.

Cita o exemplo da plataforma Ushahidi – que quer dizer "testemunha" em swahili, que surgiu quando a advogada Ory Okolloh, do Quênia, ao criar um blog com informações sobre um surto de violência em seu país após um processo eleitoral, viu que necessitava de ajuda. E dois programadores criaram uma  ferramenta capaz de recolher informações dos usuários via internet, celulares e SMS e colocá-las em um mapa. Esse software livre já foi usado em vários países em variadas situações onde o voluntariado se uniu em prol de uma causa comum.


 "As culturas livres conseguem aquilo que celebram. Temos uma escolha à nossa frente. Temos esse trilhão de horas anuais. Podemos usar essas horas para nossa diversão, e faremos isso. Isso sem pagar nada. Mas podemos também celebrar e apoiar e recompensar as pessoas tentando usar o superávit cognitivo para criar valor cívico. E, na medida em que fizermos isso, na medida em que conseguirmos fazer isso, conseguiremos mudar a sociedade.”
Dean Kamen



Leia a matéria completa AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros