Tecnologia digital aliada à generosidade

Clay Shirky, jornalista e especialista em novas mídias, mostra nesse vídeo o que ele chama de superávit congnitivo que seria a capacidade da população mundial unir tecnologia digital e generosidade, e dessa forma agir voluntariamente e colaborar em projetos de larga escala no planeta.

Cita o exemplo da plataforma Ushahidi – que quer dizer "testemunha" em swahili, que surgiu quando a advogada Ory Okolloh, do Quênia, ao criar um blog com informações sobre um surto de violência em seu país após um processo eleitoral, viu que necessitava de ajuda. E dois programadores criaram uma  ferramenta capaz de recolher informações dos usuários via internet, celulares e SMS e colocá-las em um mapa. Esse software livre já foi usado em vários países em variadas situações onde o voluntariado se uniu em prol de uma causa comum.


 "As culturas livres conseguem aquilo que celebram. Temos uma escolha à nossa frente. Temos esse trilhão de horas anuais. Podemos usar essas horas para nossa diversão, e faremos isso. Isso sem pagar nada. Mas podemos também celebrar e apoiar e recompensar as pessoas tentando usar o superávit cognitivo para criar valor cívico. E, na medida em que fizermos isso, na medida em que conseguirmos fazer isso, conseguiremos mudar a sociedade.”
Dean Kamen



Leia a matéria completa AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?