MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Dormente de trem vira piso na economia circular


Um piso modular feito com madeiras garimpadas, no que o estúdio holandês de design de interiores Het Groene Kabinet chama de garimpagem urbana, no caso da foto o produto é feito com dormentes de ferrovias descartadas. O estúdio tem como premissa de trabalhar com conceitos de Economia Circular em seus projetos.  

O QUE É A ECONOMIA CIRCULAR?

A economia circular é um sistema econômico que visa maximizar a reutilização de produtos e matérias-primas e minimizar a destruição de valor. Diferentemente do sistema linear atual, no qual as matérias-primas são convertidas em produtos destruídos no final de sua vida útil.
O governo holandês tem um programa que objetiva tornar o país uma economia totalmente circular e sustentável até 2050.

No site do estúdio podemos ver os princípios fundamentais da economia circular:

  • Reutilização do produto, reutilização de peças e finalmente reutilização de matérias-primas.
  • Produtos projetados e fabricados para serem facilmente desmontados.
  • A produção, uso e processamento do produto não deve gerar nenhuma emissão de de substâncias nocivas.
  • As peças e matérias-primas dos 'produtos de consumo' são reutilizadas sem perda de qualidade. 
  • As matérias-primas dos 'produtos de consumo' são biodegradáveis ​​e retornam à natureza.
  • As refações de propriedade e consumo oferecem alternativas como pagamento pelo uso ou recompra pelo produtor, de maneiras que este seja responsável pelo mesmo. 
  • A entrega da qualidade certa se torna muito importante já que o preço é determinado pelo uso.
  • A cooperação dentro da cadeia, com o objetivo de criar valor múltiplo, é um dos fatores de sucesso mais importantes de uma economia circular. 
Os módulos dos pisos de madeira são em forma de diamante e cada um é único, justamente por ser feito de madeira garimpada. São feitos em duas camadas, uma de 12 mm de madeira compensada e outra superior de 5 mm com os dormentes de trem, e recebem uma resina para torna-los mais resistentes.

Vejam também:

Visto em Material Distric 

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterestsnapchat: arqsteinleitao





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros