Legados da Copa que pouca gente sabe - cradle-to-cradle


Photo: wavebreakmedia/Shutterstock
Não só está tendo Copa como muitos dos legados da Copa não são tão conhecidos assim. Por exemplo, a compensação da emissão de gases de efeito estufa feita pelo Brasil e elogiada pela ONU e a utilização de material produzido dentro do conceito de economia circular.

Uma breve introdução para quem não conhece o conceito. O tradicional meio de produção é linear: usa materiais finitos que tem um tempo de vida útil e depois é jogado fora. Quando muito é reciclado para dar origem a um material de origem inferior ao original. Mas e se eles já fossem pensados desde o inicio para poder ser reutilizados n vezes? Foi o que Michael Braungart e William McDonough nos falaram em seu "O Upcycle".

Uma pausa para entender como funciona esse conceito. O video é rápido e bem simples de entender.


 

"O conceito trata do desenho (projeto) de produtos e dos respectivos processos produtivos de modo que todas as partes (componentes e matérias primas) envolvidas na produção desses produtos possam ser totalmente reutilizadas em novos processos produtivos depois que estes produtos forem descartados". (Fonte)

Ou seja, se faz desde o inicio bem feito e bem planejado não teremos que ser tão reativos e ficar salvando incêndios de desperdícios ou contaminação. Ou como no diz no site onde me inspirei  Bom design permitiria abundância, reutilização sem fim, e prazer. " 

E a Copa 2014, onde entra nisso? Na utilização da GrassMaster na Arena de São Paulo que inaugurou os jogos no Brasil. E o interessante é a utilização da abordagem cradle-to-cradle em um sistema vivo, como a grama. E principalmente grama de um campo de futebol que necessita de um sistema complexo de crescimento, manutenção e drenagem. O sistema utilizado, da empresa Desso, é sistema híbrido que reforça a grama natural com fibras artificiais recicladas. 

"O sistema consiste em um campo de grama 100% natural em que as fibras artificiais são injetados 18 centímetros de profundidade, a cada 2 cm de diâmetro do campo. Isso resulta em aproximadamente 20 milhões de fibras artificiais reforçando a grama natural. A engenhosidade do sistema se encontra abaixo da superfície. As raízes de relva natural crescem em torno das fibras, ancorando assim o campo. O sistema oferece estabilidade e reforço, garantindo uma superfície visualmente atraente e uniforme em perfeitas condições em todos os momentos" (informação retirada do site da empresa)

Ou seja, mesmo em um caso complexo como a manutenção da grama em arenas esportivas, o sistem cradle-to-cradle pode ser usado com nítidas vantagens. Imaginem com outros produtos e empresas.


Essa informação foi dica do colega Wagner Gonzalez 
Fonte 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros