MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Legados da Copa que pouca gente sabe - cradle-to-cradle


Photo: wavebreakmedia/Shutterstock
Não só está tendo Copa como muitos dos legados da Copa não são tão conhecidos assim. Por exemplo, a compensação da emissão de gases de efeito estufa feita pelo Brasil e elogiada pela ONU e a utilização de material produzido dentro do conceito de economia circular.

Uma breve introdução para quem não conhece o conceito. O tradicional meio de produção é linear: usa materiais finitos que tem um tempo de vida útil e depois é jogado fora. Quando muito é reciclado para dar origem a um material de origem inferior ao original. Mas e se eles já fossem pensados desde o inicio para poder ser reutilizados n vezes? Foi o que Michael Braungart e William McDonough nos falaram em seu "O Upcycle".

Uma pausa para entender como funciona esse conceito. O video é rápido e bem simples de entender.


 

"O conceito trata do desenho (projeto) de produtos e dos respectivos processos produtivos de modo que todas as partes (componentes e matérias primas) envolvidas na produção desses produtos possam ser totalmente reutilizadas em novos processos produtivos depois que estes produtos forem descartados". (Fonte)

Ou seja, se faz desde o inicio bem feito e bem planejado não teremos que ser tão reativos e ficar salvando incêndios de desperdícios ou contaminação. Ou como no diz no site onde me inspirei  Bom design permitiria abundância, reutilização sem fim, e prazer. " 

E a Copa 2014, onde entra nisso? Na utilização da GrassMaster na Arena de São Paulo que inaugurou os jogos no Brasil. E o interessante é a utilização da abordagem cradle-to-cradle em um sistema vivo, como a grama. E principalmente grama de um campo de futebol que necessita de um sistema complexo de crescimento, manutenção e drenagem. O sistema utilizado, da empresa Desso, é sistema híbrido que reforça a grama natural com fibras artificiais recicladas. 

"O sistema consiste em um campo de grama 100% natural em que as fibras artificiais são injetados 18 centímetros de profundidade, a cada 2 cm de diâmetro do campo. Isso resulta em aproximadamente 20 milhões de fibras artificiais reforçando a grama natural. A engenhosidade do sistema se encontra abaixo da superfície. As raízes de relva natural crescem em torno das fibras, ancorando assim o campo. O sistema oferece estabilidade e reforço, garantindo uma superfície visualmente atraente e uniforme em perfeitas condições em todos os momentos" (informação retirada do site da empresa)

Ou seja, mesmo em um caso complexo como a manutenção da grama em arenas esportivas, o sistem cradle-to-cradle pode ser usado com nítidas vantagens. Imaginem com outros produtos e empresas.


Essa informação foi dica do colega Wagner Gonzalez 
Fonte 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros