Por que fazer a drenagem do solo antes de construir?

Um dos problemas mais graves de uma construção é quando se descobre tardiamente que existe uma umidade vinda do solo. Muitos já devem ter se deparado com bolhas perto do rodapé ou em alguma parede e tentado soluções paliativas que nunca são eficazes porque este é um problema a ser detectado bem antes. Sem falar na questão estrutural que pode ser comprometida.  Por isso a importância da sondagem e drenagem do solo antes de erigir. No texto abaixo, parceria com a Mavens vamos entender um pouco mais sobre este assunto.

Imagem de Vidar Nordli-Mathisen por Unsplash
O quanto você conhece sobre drenagem do solo? Talvez você não tenha tanto conhecimento sobre o assunto, mas saiba que ele é essencial para qualquer construção civil – isso quer dizer até na construção das casas e prédios onde moramos.

Drenar o solo significa tirar a água em excesso que acumulou ali ao longo do tempo, seja por causa das chuvas, seja por conta de nascentes subterrâneas ou até de encanamentos de esgoto quebrados na região. O fato é que tirar toda essa água é importante porque pode comprometer a qualidade e também a segurança da construção. Além de acarretar problemas futuros, como por exemplo a umidade depois da obra pronta. 

Afinal, por que drenar o solo?

Como comentado acima, não retirar a água em excesso do solo pode comprometer a segurança da construção como um todo, pois altera o equilíbrio da terra. Ou seja, o terreno fica mais instável, vulnerável, acarretando a instabilidade durante a própria escavação. Além disso, isso também é uma explicação para a maioria dos deslizamentos e desmoronamentos que acontecem depois que uma construção está pronta. 

Imagem de Goumbik por Pixabay 

Formas de drenagem

Existem muitas maneiras de fazer drenagem no solo – saiba mais aqui, mas o mais importante é entender que manter o terreno livre da água em excesso determina o sucesso da obra e a sua durabilidade.

Para que isso aconteça é preciso, antes de mais nada, uma análise profunda do terreno, que vai determinar o quanto o solo está comprometido e qual a melhor forma de drená-lo.

A maneira mais comum, a chamada drenagem superficial, é o escoamento da água da região para garantir um solo mais seco e compacto, muito mais estável, e colaborando para uma construção civil sem grandes problemas.

A água, em si, pode ser escoada de muitas maneiras, seja para um rio próximo, para uma vala ou córrego, através de tubos, e pode contar até com a ajuda de um motor para facilitar o processo.

Benefícios para o solo

Outra vantagem é que a drenagem melhora o regime térmico do solo, garantindo uma temperatura mais estável e que não altera ou afeta diretamente o uso dos materiais de construção. Além disso, essa ação também diminui a salinidade do solo, ou seja, a quantidade de sal contida na terra, que também pode causar efeitos diretos no uso de materiais, comprometendo a sua qualidade.

Por isso, é essencial contar com a ajuda de uma equipe capacitada, que vai analisar o terreno corretamente e determinar a melhor forma de escoar essa água em excesso. Dessa maneira, a construção pode seguir o cronograma determinado, sem complicações, reduzindo a chance de imprevistos.

  • Este artigo é uma parceria com a Mavens of London
Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros