MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Muro de arrimo: o que é e quando construir uma parede de contenção

Muro de arrimo
Muro de arrimo
Saber o momento certo de construir um muro de arrimo é crucial para preservar a segurança do seu imóvel. Essa contenção é capaz de evitar deslizamentos de terra e dar estabilidade para a edificação.

Por desempenhar um papel tão relevante no projeto, é recomendada a contratação de profissionais qualificados que identifiquem a necessidade e saibam realizar a construção do muro de contenção.

Diante da importância desse elemento para a construção, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o muro de arrimo.

Muro de arrimo: o que é  

O muro de arrimo é uma estrutura de contenção constituída por uma parede vertical sobre a fundação do imóvel. O seu principal objetivo é proporcionar segurança para os terrenos, pois ele consegue segurar a terra na parte mais elevada, evitando problemas como deslizes, por exemplo.

Como essa estrutura irá suportar todo o peso da terra e a água que estiver infiltrada nela, precisa ser projetada por um engenheiro qualificado. Ele vai analisar o melhor material e tipo de muro sob medida para o seu terreno, garantido a segurança da área e do projeto.

Quando construir o muro de arrimo?


De maneira geral, ele é ideal para dar mais estabilidade ao solo e há duas situações mais comuns para este esse tipo de construção. São elas:
  • Terrenos inclinados
Caso o solo de um imóvel apresente uma inclinação que é considerada perigosa, tanto aclive quanto declive, é necessário construir um muro de arrimo para haja maior sustentação na parte inclinada. Além disso, essa medida de proteção também evita que essa parte do terreno acumule água podendo causar desmoronamentos no futuro.
  • Corte no terreno
Quando é necessário aplanar o terreno, será preciso realizar um corte para abrir um espaço plano. Contudo, esse tipo de medida pode fazer com que ocorra o acúmulo de terra para outra parte do solo.

Como fazer muro de arrimo?

Aprender como fazer muro de arrimo exige conhecimento específico em construção civil e engenharia. Por isso, é recomendado que essa estrutura seja realizada com a supervisão e aval de profissionais qualificados. Confira as etapas para construção do muro de arrimo:


1.Planejamento do muro de contenção

O planejamento é a primeira etapa na hora de fazer o muro de arrimo e também deve ser feito por profissionais. Afinal, essa estrutura terá que suportar cargas pesadas de terra e água e, caso seja mal planejada, pode sofrer tombamentos.

Uma vez definido a necessidade do muro de arrimo, o profissional responsável irá elaborar o projeto da obra de acordo com as especificidades do terreno e da construção que será erguida.

2. Corte do terreno

A próxima fase é a realização do corte no terreno no platô ou da encosta. Esse procedimento deve ser feito com precisão, tanto no planejamento quando na execução, pois qualquer problema pode ocasionar deslizes de terra ainda durante a construção do muro.

3. Fundação do muro

A fundação do muro de arrimo é feita através da técnica sapata corrida, usada na construção de muros comuns. No entanto, devem ser aplicadas brocas em conjunto da sapata para fortalecer a distribuição do peso desse muro.

4. Armações das paredes

Após a fundação ser construída, são implantadas as armações de aço para o posicionamento da parede de concreto armado do muro. Em seguida, serão montadas as caixarias das paredes para que seja realizada a concretagem. Importante ressaltar que os sistemas de drenagem pluvial são implantados nessa etapa.

5. Concretagem das paredes

A última etapa de para fazer o muro de arrimo é a concretagem das paredes. Ela deve ser realizada com cuidado para que o concreto consiga preencher todos os espaços da caixaria.


E lembre-se: construir um muro de arrimo promove estabilidade e segurança para o terreno, pois evita deslizamentos e infiltrações. Por isso, antes de investir na construção desse muro, certifique-se de contratar uma equipe especializada. Ela irá elaborar um planejamento da obra de acordo com as especificidades do terreno, assim como indicar as melhores técnicas e materiais para ele. 


  • Este artigo é uma parceria com a Mavens of London
Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros