Fotógrafos sobre a fotografia Olhe, pense e tire fotos como os mestres - indicação de livro


Gosto muito de Fotografia. Nunca me dediquei a ponto de dominar técnicas da arte fotográfica, sempre fui daquelas amadoras que gostam de registrar momentos. Em tempos de facilidades de captar imagens e da super exposição que vivemos hoje, o que difere um verdadeiro profissional da fotografia? Nada como tentar saber através das palavras de 50 grandes fotógrafos. É o que encontramos nessa viagem pelas ideias e visões de grandes mestres no livro de Henry Carroll chamado de Fotógrafos sobre a fotografia. 


São páginas muito bem elaboradas mesclando a experiência e os meios de como chegaram aos seus resultados e artes com fotos de sua produção.

É absolutamente fascinante como a visão de cada um vem traduzida em suas fotos. Em cada clique, seja de um instante marcante, seja de um fato aparentemente simplório, o olhar de quem empunha a câmera cristaliza um momento. E o eterniza. 


Lembro dos tempos em que a fotografia era algo mais distante da realidade imediata. Na década de 60, máquinas particulares eram muito raras. Só quem tinha condições de chamar (e pagar) um fotógrafo, podia deixar marcados seus momentos mais significativos. Depois passamos para as máquinas automáticas, mas mesmo assim a revelação de um filme levava muito tempo. Meses e até anos. Para a instantaneidade de hoje, levamos algumas décadas. Hoje registramos tudo, até demais. E pouco transformamos isso em registros mais perenes. A maioria de nossas recordações estão em smartphones e quando muito nas nuvens de armazenamento. 

Sempre lembro de que uma das coisas que as pessoas mais lamentaram perder no furacão Katrina foram seus álbuns de fotos. Como será daqui uns anos, será que teremos ainda locais físicos onde guardar recordações, nesses tempos em que as pessoas voltaram a relutar tirar fotos (vejam como os jovens mais descolados se retratam). 

A maioria de nós, no entanto, tira fotos compulsivamente. Poucos de nós dominamos não só as técnicas, mas a capacidade criativa de transformar um simples registro em algo verdadeiramente significativo.

O que nos difere? Nós, os leigos, dos profissionais talentosos?


Talvez a diferença possa ser percebida nas palavras dos mestres. Não, não são uma receita de bolo. São uma maneira de tentar entender como funcionam suas mentes ao clicar. O que lhes importa, o que ressaltam, quais as diferenças entre eles...

Um mundo absolutamente fascinante da criação. Uma viagem pelas fotos e seus conceitos. Em cada um um processo diferente. Em cada um uma trajetória diversa. Suas fotos revelam seus olhares.


"Uma imagem é um segredo sobre um segredo, quanto mais ela informa menos você a conhece." Arbus




Fotógrafos sobre a fotografia: Olhe, pense e tire fotos como os mestres

Henry Carroll


Você acha que conhece fotografia? Pense novamente. Por meio de uma cuidadosa seleção de citações, imagens e entrevistas, este livro revela o que os mestres consideram mais importante em seu trabalho. Com o texto instrutivo e perspicaz de Henry Carroll, autor do best-seller internacional Leia isto se quer tirar fotos incríveis, você descobrirá como os gigantes de cada gênero desenvolveram seus estilos visuais distintivos e as ideias que sustentam sua prática.
Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros