Blocos de concreto na arquitetura: economia e bom gosto




Embora muita gente ainda tenha preconceito com este tipo de material, os blocos de concreto vêm sendo cada vez mais utilizados em projetos de arquitetura, decoração, paisagismo e design de interiores.

Seu uso já é bastante difundido principalmente fora do país: é comum vê-los sem reboco nem pintura compondo a fachada ou as paredes de diversos prédios (principalmente de grande porte).

Em alguns casos, eles também são utilizados como suporte estrutural de edificações, substituindo pilares e vigas de concreto.

Um dos mais emblemáticos projetos com blocos de concreto é o de uma casa assinada em 1955 pelo arquiteto americano Frank Lloyd. Ela foi construída apenas com este material, sem necessidade de assentamento com argamassa.

O resultado é incrível. Mostra que é possível amenizar o aspecto bruto dos blocos, mantendo o bom gosto e a elegância e conferindo um ar moderno à construção.

No Brasil, muitos arquitetos também aderiram à tendência. Em 2016, uma pequena moradia em São Paulo, que havia sido reformada com blocos de concreto em estilo industrial, foi eleita uma das melhores construções do mundo pelo prêmio Building of the Year. 



Mas você deve estar se perguntando o que levou esse material a se tornar o queridinho da vez.

A verdade é que, para além da aparência contemporânea e arrojada, os blocos de concreto ganham muitos pontos em praticidade, economia e sustentabilidade quando comparados a outros materiais.

Algumas das suas características explicam o porquê:

  • Por terem faces planas e furadas, os blocos exigem menos aplicação de argamassa, e também podem receber placas cerâmicas diretamente sobre sua superfície, quando bem assentados. Assim, reduzindo a quantidade de argamassa, tinta e mão de obra, a construção sai mais barata.
  • São materiais extremamente resistentes, reduzindo as chances de prejuízos no transporte e perdas no canteiro de obras.
  • Podem ser muito bem reaproveitados a partir de sobras de antigas obras ou do canteiro do vizinho, o que contribui para o meio ambiente (e para o seu bolso).
  • Os blocos do tipo vazado são ótimos para receber instalações elétricas, evitando cortes e desperdício de material.

A desvantagem é que uma unidade de bloco de concreto costuma ser mais cara que a de tijolo comum, mas certamente o investimento compensa a longo prazo.


E aí, ficou com vontade de utilizar esse elemento para dar um up na arquitetura da sua casa? Opções são o que não faltam!

Nossa dica é começar com projetos mais simples, como uma estante de blocos furados, divisória de ambientes, adega de vinhos ou até mesmo uma linda parede verde, com plantas entremeadas.

Se gostar do visual, vale ampliar para outros ambientes, repaginando uma peça inteira da sua casa com blocos de concreto branco aparentes, por exemplo. Sua imaginação é o limite.

Mas antes de botar a mão na massa, fique atento e veja aqui como calcular quantos blocos por metro quadrado são necessários para construir uma parede. Assim você garante que saia tudo nos conformes!

Gostou do artigo? Aproveite e veja também 13 ideias de estantes vazadas e seus enfeites! 

  • Este artigo é uma parceria com a Mavens of London
Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros