MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

13 ideias de estantes vazadas e seus enfeites

Estantes vazadas são excelentes recursos para divisão de ambientes. 

Podem ser feitas dos mais variados materiais, desde a madeira tradicional, passando pelas de estilo industrial com metal, até as de gesso que suportam variados adornos, desde que não sejam de peso excessivo (recomenda-se procurar orientação dos fabricantes e executar com mão de obra especializada).

Abaixo 13 sugestões de estantes vazadas e enfeites que podem ser usados para valorizar os ambientes. O uso de luz de efeito também é um recurso interessante.

 A base é um detalhe interessante nas estantes vazadas para delimitar bem os espaços. Notem que são usados porta retratos e livros como adorno conseguindo um efeito bem elegante.
 A mistura de materiais também faz com que as estantes tenham uma aparência bonita. Vejam que as prateleiras abrigam rasgos de iluminação e que as plantas foram usadas como elementos de adorno.
Estantes delicadas, sejam brancas e elevadas do solo, ou coloridas em tons brilhantes se tornam elementos marcantes, dependendo do seu tamanho.

No caso da estante branca, se pode usar elementos de cor nos enfeites para quebrar a monotonia da cor clara. Já na colorida, é bom focar em enfeites mais neutros.
Usar enfeites da mesma cor, apenas mudando seu volume e disposição torna a peça mais uniforme, não deixando porém que caia na monotonia. 
Pufes podem ser usados na base, especialmente em espaços menores. Notem também que o branco e a mistura com o vidro traz leveza e não pesa em uma estante pequena. 

 A madeira usada de duas maneiras distintas em estantes vazadas. Uma feita inteiramente deste material, com linhas retas e simples. E outra que o utiliza em forma de nichos em uma estrutura metálica.

Notem que os enfeites da primeira são mais marcantes em volume e os da segunda em diversidade, usando plantas para conseguir mais leveza ao ambiente.

 Falando em diversidade, uma estante cheia dela, com peças que remetem à viagens e ousando um pouco nas cores dos enfeites.
E outra que aposta na elegância de objetos mais transparentes e na personalidade das plantas e pedras que marcam um contato com a natureza de forma mais fluída.
 O volume e espessura da estrutura se adequam ao tamanho das estantes. Menores com aposta no mais maciço e maiores, na leveza das linhas mais puras e quase ínfimas. 
 A diversidade de tamanhos e alturas, faz dessa estante vazada quase um elemento escultórico onde os enfeites não rivalizam com ela, sendo apenas pontuais.

Como em tudo na vida, um dos segredos de arquitetar uma estante em tudo interessante é apostar na harmonia e personalidade para que se adéquem aos espaços e os valorizem.


Nos siga também nas redes sociais 

Comentários

  1. Respostas
    1. Não vendo os produtos, as imagens são meras referências para mostrar a ideia de como usar estantes nos ambientes. A fonte das imagens está no link abaixo delas. Obrigada pela visita e comentário. Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura