MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Warka Water - levando água potável às populações carentes

Pessoas urbanas, ou mesmo as rurais, que moram em países como o Brasil, onde a água ainda é um bem abundante, não conseguem imaginar, muitas vezes, o imenso drama de populações que não dispõem de água para suas mínimas necessidades. Por isso projetos simples como o Warka Tower fazem tanto sucesso. Falei sobre isso em torres de bambu levam água limpa para povos carentes.
O projeto Warka Water vai além da torre de água que tanto bem trouxe, com o acesso à água potável. Já foram construídos "12 protótipos em escala real para testar diferentes materiais com diferentes condições ambientais. Todos os materiais utilizados são de base biológica e / ou recicláveis, e incluem bambu , corda de cânhamo e malha de poliéster e cabo" (fonte). 
Além das torres, agora já implementadas em outros locais e continentes, a organização Warka Water trabalha com outros projetos:
Uma casa moderna e melhor para os moradores da comunidade rural que mantém a antiga tradição local de trabalhar com bambu e outros materiais naturais, mas oferece padrões mais elevados de higiene e conforto.

 Warka Solar
A Warka Tower também pode gerar energia elétrica a partir da luz do sol equipada com painéis solares inovadores produzidos pela empresa brasileira Sunew. A tecnologia é baseada em OPV (Organic Photovoltaics) e o produto é um filme fino, leve, flexível e transparente.


Este jardim comestível modular pode servir as necessidades alimentares de uma a três famílias usando apenas uma parte da água coletada pela Torre. Ele possui um sistema de irrigação gravitacional integrado que é projetado para eficiência e precisão.

O WSanitation é um banheiro de compostagem ou toaletes secos que operam sem a necessidade de água de lavagem. É independente das conexões com o abastecimento de água e esgotos e fornece uma alternativa sanitária segura e higiênica em áreas sem infraestrutura de saneamento convencional. Os materiais de compostagem são usados ​​como fertilizantes para o jardim.


Quem achou interessante e quiser colaborar com donativos, pode clicar AQUI

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros