Pular para o conteúdo principal

Torres de bambu levam água limpa para povos carentes

Fonte
A erradicação da miséria tem seu dia internacional reconhecido no dia 17 de outubro. Essa data é uma proposição à reflexão e à proposição de ações que levem a uma diminuição da pobreza e tragam maior dignidade a várias populações que sofrem pela desigualdade e falta de mínimas condições de higiene e vida saudável. 

No dia 17 de Outubro de 1987,
reuniram-se nesta praça numerosos defensores dos direitos humanos,
numerosos cidadãos de variados países. Eles prestaram homenagem às vítimas da fome, da ignorância e da violência. Afirmaram a sua convicção de que a miséria não é uma fatalidade. Proclamaram a sua solidariedade com aqueles que lutam no mundo inteiro para a destruírem.
Lá onde há homens condenados a viver na miséria,
aí os direitos humanos são violados.
Unir-se para os fazer respeitar é um dever sagrado."
Padre Joseph Wresinski 

A arquitetura e os arquitetos em geral são lembrados como profissionais do luxo, mas o seu papel social vai bem mais além, procurem conhecer por exemplo a ação dos Arquitetos pela Humanidade. Leiam AQUI postagens falando sobre essa ação na arquitetura e no design


Pois temos mais um bom exemplo com as torres WarkaWater, um projeto do Estúdio Architecture and Vision que está procurando levar água potável à populações carentes na Etiópia


Fonte
Fonte
A água é algo bastante raro em várias regiões do planeta, vejam AQUI um caso. Nas montanhas da Etiópia, onde a chuva é escassa esse problema é particularmente agravado. Imaginem viver sem água! Através dessas enormes torres de 9 metros, em bambu, de fácil montagem, baratas, pode-se colher a água potável através do ar! Estima-se que possam ser recolhidos de 10 a 20 litros de água por m² de malha/dia! Imaginem o que isso significa em termos de condições de vida e dignidade para essas populações. E a ideia é que os próprios moradores se apoderem do conhecimento de como faze-las, usando materiais e recursos locais. E o mais importante é que na concepção do projeto foram usadas referências da cultura local já que eles costumam se reunir abaixo de árvores chamadas Warka. Os idealizadores propõem que as torres WarkaWater tenham essa mesma relevância como local de encontro social. 
 




Leiam mais sobre esse projeto nos links abaixo:

Carta internacional do 17 de outubro- Dia mundial da erradicação da miseria

Comentários

  1. Achei interessante!
    Mas fiquei sem entender como é que estas estruturas podem absorver água através do ar!?
    Beijos querida, saudades de você :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Daiane, pois o sistema é super simples. Estás estruturas captam o orvalho e o recolhem pelas tramas. Na ultima figura dá para ver as gotas na malha. Esta água é trazida para baixo para consumo. Beijos Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…