Placa mãe com código aberto para habitações de populações carentes

Um projeto open source (ou de código aberto) do escritório CRA-Carlo Ratti Associati em colaboração com a ONG indiana WeRise, o Livingboard , é um módulo de habitação pré fabricado que fornece acesso à infra estrutura básica, de eletricidade a tratamento de água e permite que as pessoas possam melhorar seu modo de morar em regiões carentes.
A placa mãe funciona como um piso de um espaço quadrado de 3x4m que pode fornecer "dependendo da geografia e infraestrutura da região em questão, armazenamento e distribuição de água, tratamento de água por filtração, gerenciamento de resíduos, aquecimento, baterias para acumular eletricidade gerada por energia fotovoltaica e conectividade wi-fi." E também isolamento sísmico, se for necessário.
Usando materiais baratos, é de fácil transporte, podendo ser levada por helicópteros e drones para regiões de difícil acesso. É versátil e permite que as pessoas construam suas próprias casas, de acordo com as suas necessidades e culturas.

 “O movimento Criador mostrou como é empoderador colocar as novas ferramentas de fabricação nas mãos das pessoas. Um desafio importante para os próximos anos será aplicar o mesmo princípio à construção - transferindo a atitude DIY dos Fab Labs para a habitação. Essa é a visão por trás do nosso design para a Livingboard.Carlo Ratti 

Gostaria de saber sua opinião sobre este e outros projetos do blog: sinta-se a vontade para comentar.

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros