21 de set de 2018

Interiores e restauro ousado e impressionante realçando tijolos

Segundo sua própria definição o estúdio CRÜ cria "uma arquitetura que é refletida, mas eficaz, sensível, mas ousada e tão acessível quanto impressionante".

Este conceito dos arquitetos de Barcelona fica claro no apartamento La Diana, localizado em um bairro antigo da cidade e que é uma mistura entre o restauro e a arquitetura de interiores contemporânea. 

Com 110 m2 a edificação reúne dois usos: comercial e residencial. Os materiais originais são reaproveitados e realçados, sendo o tijolo mostrado em sua essência. Um rasgo na laje interliga os espaços e traz um traço mais atual ao mesmo tempo que resgata a atmosfera cultural dos apartamentos da região.  


La Diana é o exercício visual, volumétrico e funcional de vincular entidades independentes e não relacionadas: um espaço comercial no piso térreo e um apartamento no primeiro andar. A estratégia arquitetônica foi baseada na perfuração da laje existente, criando uma lacuna suficientemente grande para ativar essa relação na seção, e onde a comunicação vertical é implantada através de uma escala de luz tangente à faixa existente. Como era um piso térreo, o problema da privacidade foi resolvido com o fechamento do acesso em relação à fachada existente, criando um pátio semi-externo como um filtro entre a rua e a casa. CRÜ
 Com o recuo da porta de entrada possibilitou-se a abertura para a luz interna que não apenas ilumina naturalmente os ambientes térreos, como permite a troca de ar.

No segundo pavimento temos a área íntima. Vemos que os materiais são realçados com a sua exposição criando uma linguagem que é ao mesmo tempo rústica e aconchegante.






Fotos: 
Adria Goulà

Nos siga também nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós !