MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Recicle seus resíduos plásticos via fábrica open source

Já pensaram em poder reciclar seus resíduos de plásticos e transforma-los em objetos com utilidade e valor? E se eu disser que o holandês Dave Hakkens não apenas criou uma fabriqueta DIY como colocou o projeto ao alcance de todos. E mais: faz um apelo a que se espalhe a ideia!

A importância desse projeto é facilmente percebida se atentarmos que apenas uma parcela muito pequena destes resíduos é reciclada hoje em dia. Atacar um problema com uma solução que pode agregar valor à vida de muitas pessoas, especialmente as que que vivem em comunidades mais carentes, é uma solução com um enfoque bastante interessante. 
Nas máquinas desenvolvidas por Dave, chamadas de Precious Plastic, os resíduos podem ser triturados e transformados em objetos variados. E tudo isso é compartilhado em código aberto (open source) e os projetos, vídeos instrutivos e e o kit estão disponíveis para download e compartilhamento.
"De acordo com o criador da máquina, este download gratuito é toda a informação básica que as pessoas precisam para construir suas próprias máquinas e iniciar uma pequena fábrica de plástico. As máquinas são especificamente desenvolvido utilizando materiais universais e ferramentas básicas que estão disponíveis em todo o mundo. Eles também são modulares no projeto, para que eles possam ser facilmente reparados, atualizados ou adaptados." (Materia)
Fiquei sabendo disso ao visitar o site da Materia, uma rede global de materiais inovadores, cujo CEO Jeroen Martijn van Oostveen  faz parte do time de palestrantes da Invasão Holandesa no Festival Path de 2016.





Imagens : site da Precious Plastic



Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura