Recicle seus resíduos plásticos via fábrica open source

Já pensaram em poder reciclar seus resíduos de plásticos e transforma-los em objetos com utilidade e valor? E se eu disser que o holandês Dave Hakkens não apenas criou uma fabriqueta DIY como colocou o projeto ao alcance de todos. E mais: faz um apelo a que se espalhe a ideia!

A importância desse projeto é facilmente percebida se atentarmos que apenas uma parcela muito pequena destes resíduos é reciclada hoje em dia. Atacar um problema com uma solução que pode agregar valor à vida de muitas pessoas, especialmente as que que vivem em comunidades mais carentes, é uma solução com um enfoque bastante interessante. 
Nas máquinas desenvolvidas por Dave, chamadas de Precious Plastic, os resíduos podem ser triturados e transformados em objetos variados. E tudo isso é compartilhado em código aberto (open source) e os projetos, vídeos instrutivos e e o kit estão disponíveis para download e compartilhamento.
"De acordo com o criador da máquina, este download gratuito é toda a informação básica que as pessoas precisam para construir suas próprias máquinas e iniciar uma pequena fábrica de plástico. As máquinas são especificamente desenvolvido utilizando materiais universais e ferramentas básicas que estão disponíveis em todo o mundo. Eles também são modulares no projeto, para que eles possam ser facilmente reparados, atualizados ou adaptados." (Materia)
Fiquei sabendo disso ao visitar o site da Materia, uma rede global de materiais inovadores, cujo CEO Jeroen Martijn van Oostveen  faz parte do time de palestrantes da Invasão Holandesa no Festival Path de 2016.





Imagens : site da Precious Plastic



Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros