MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Invasão Holandesa (de conhecimento) em Sampa

Que tal um grupo de palestrantes holandeses com super novidades nas áreas de tecnologia, design e arquitetura, entre outras, palestrando no domingo (15/05/16) em São Paulo? Pois é o que a KLM traz para o Festival PATH que é um evento de inovação e criatividade que vai acontecer dias 14 e 15 de maio de 2016 no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. 



O blog recebeu um convite para participar e vamos contar mais a respeito na semana que vem. Ficamos particularmente interessados nas seguintes palestras:

  • Mark van der Net - arquiteto e programador, utiliza a tecnologia da informação para explorar, visualizar e entender como as cidades operam todos os dias como uma fonte de tecnologia social e inteligência coletiva. Palestra: “Exercícios da IA (Inteligência Artificial) urbana”. Ele já foi objeto de uma postagem aqui no blog (vejam AQUI)
  • Jeroen Martijn van Oostveen - engenheiro, CEO e dono da Materia, uma rede global de materiais inovadores, estimulando a inovação coletiva com foco em ambientes mais bonitos, sustentáveis e de alta-qualidade. Palestra: “É tudo sobre as necessidades humanas”
  • Tim Geurtjens - engenheiro mecânico, designer, CTO do Joris Laarman Lab e co-fundador e CTO da MX3D, que já desenvolveu diversas impressoras 3D de grande escala que utilizam diversos materiais. Palestra: “Imprimindo uma ponte de aço em Amsterdã” (veja mais sobre essa ideia AQUI)
Como podem ver são assuntos fascinantes e pessoas super gabaritadas no que fazem. 

As outras palestras dessa invasão de conhecimento holandês são as seguintes:
  • Tom Engbers - com mestrado em Direito e carreira em negócios internacionais para diversos mercados.  Palestra:“Open-House: um palco para a inovação”.
  • Borre Akkersdijk - Da inovadora marca têxtil BYBORRE. Palestra: “O futuro dos tecidos”.  (não pode vir e a palestra foi cancelada)
  • Klasien van de Zandschulp - designer de interações, pesquisadora de UX (User Experience) e fundadora do encontro “Interactive Storytelling”, Palestra: “Storytelling no País das Maravilhas: a UX [Experiência de Usuários] de narrativas digitais”
  • Marina Toeters - atua nas indústrias de tecnologia de ponta e design de moda. Palestra: “Não vamos desperdiçar o poder da moda!”
  • Eva Vesseur - empreendedora criativa, criou uma nova e inovadora escola primária chamada Little Amsterdam e desenvolveu o projeto Cuddly Drones. Palestra: “Cuddly Drones – As crianças criam o seu próprio futuro”
  • Pauline van Dongen - estilista renomada especialista em tecnologia de vestuário (wearable technology). Palestra: “Moda, uma interface integrada”
Informações Festival Path

Mais postagens sobre projetos na Holanda ou de arquitetos holandeses AQUI

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros