Crowdfund, open source and DIY - tenha seu refúgio personalizado via app

Uma casa que pode ser personalizada em um aplicativo, com um projeto modular de código aberto, com muita flexibilidade, rapidez de execução e contando com recursos como energia solar é o que propõem  Daniel Venneman e Mark van der Net com as suas The Hermit Houses.

A proposta seria que as casas de eremitas, na verdade quase retiros que podem ser minúsculos ou maiores, de acordo com a necessidade possam abrigar uma multiplicidade de usos e situações ao mesmo tempo em que cumprem as exigências construtivas de cada local. 


O App online permite que se possa personalizar o seu próprio refúgio. Pronto o projeto, ele gera os planos de corte da madeira necessária para a construção, assim como um manual de construção que permite que qualquer um possa construí-la. Agregue os aquecedores, painéis solares e o banheiro de compostagem e eis o seu refúgio pronto! 

Os criadores ainda tem uma ideia um pouco mais ambiciosa nesses nossos dias. Que a Hermit House seja um local de "Unplugged Life", ou seja, um local onde as pessoas pudessem se desligar do mundo exterior e experienciar uma vida sem a dependência da energia.
 


Muitas delas já foram construídas em vários países do mundo possibilitando um sonho de contato com a natureza por meio de projetos de código aberto e DIY. E acessíveis economicamente.


Acharam bacana? Querem cooperar? Como? Crowdfunding aqui

Talvez sejam ideias utópicas acreditar que possamos ter uma arquitetura de código aberto, que possa ser compartilhada e com projetos que possam ser personalizados em aplicativos. Me parece bem diferente da noção de comprar projetos prontos que vemos bastante por aí. Seria mais uma disseminação de conhecimentos e ferramentas.  



The Hermit Houses - Abé Model by The Cloud Collective from ArchDaily on Vimeo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros