8 Tiny cabanas para inspirar sua alma

Imagem
Na esteira das mudanças de anseios pelas quais passa a humanidade, vemos o incremento das chamadas " tiny houses ". Tiny vem do inglês muito pequeno, e assim foram batizaram casas ou cabanas com pouquíssimo espaço e muito aproveitamento. Seja para casas de veraneio, espaço de trabalho ou mesmo para residir, a experiência de viver apenas com o indispensável, parece ser das tendências mais interessantes dos tempos atuais. Até porque contrapõem de maneira bastante enfática toda uma sociedade de excessos em consumo e usos. Separei aqui 8 exemplos de tiny cabanas que são altamente inspiradoras para alimentar essa ideia de forma prática. Muitas delas são vendidas como forma pré-fabricada.  A primeira delas é  aVOID . Com 8 metros quadrados, o jovem arquiteto Leonardo di Chiara projetou uma pequena casa, inspirada em barcos de sua infância.   Pode ser acoplada a um trailer e, por meio de dobragens consegue múltiplas possibilidades de uso. E ainda conta com um mirante/janela na parte

Crowdfund, open source and DIY - tenha seu refúgio personalizado via app

Uma casa que pode ser personalizada em um aplicativo, com um projeto modular de código aberto, com muita flexibilidade, rapidez de execução e contando com recursos como energia solar é o que propõem  Daniel Venneman e Mark van der Net com as suas The Hermit Houses.

A proposta seria que as casas de eremitas, na verdade quase retiros que podem ser minúsculos ou maiores, de acordo com a necessidade possam abrigar uma multiplicidade de usos e situações ao mesmo tempo em que cumprem as exigências construtivas de cada local. 


O App online permite que se possa personalizar o seu próprio refúgio. Pronto o projeto, ele gera os planos de corte da madeira necessária para a construção, assim como um manual de construção que permite que qualquer um possa construí-la. Agregue os aquecedores, painéis solares e o banheiro de compostagem e eis o seu refúgio pronto! 

Os criadores ainda tem uma ideia um pouco mais ambiciosa nesses nossos dias. Que a Hermit House seja um local de "Unplugged Life", ou seja, um local onde as pessoas pudessem se desligar do mundo exterior e experienciar uma vida sem a dependência da energia.
 


Muitas delas já foram construídas em vários países do mundo possibilitando um sonho de contato com a natureza por meio de projetos de código aberto e DIY. E acessíveis economicamente.


Acharam bacana? Querem cooperar? Como? Crowdfunding aqui

Talvez sejam ideias utópicas acreditar que possamos ter uma arquitetura de código aberto, que possa ser compartilhada e com projetos que possam ser personalizados em aplicativos. Me parece bem diferente da noção de comprar projetos prontos que vemos bastante por aí. Seria mais uma disseminação de conhecimentos e ferramentas.  



The Hermit Houses - Abé Model by The Cloud Collective from ArchDaily on Vimeo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura