Café Alta Política- Metamorfose da Vida

Imagem
No Café Alta Política, no dia 14 de agosto de 2026, tive a oportunidade de representar o Coletivo Metamorfose da Vida e falar sobre envelhecimento, autonomia e o papel que cada pessoa pode assumir na construção da própria longevidade. O Café Alta Política é organizado por Julio Pujol e Giselle Hubbe. Um encontro no belo café do Margs em Porto Alegre. Este foi o 60º e teve como tema Leituras do Envelhecer. Junto comigo para um bate papo, o ex-vereador e Secretário Adjunto de Inclusão e Des. Humano de Porto Alegre e Vinicius Kaster, Secretário Adjunto de Esportes de Porto Alegre. Falei sobre minha formação como arquiteta, mestre em Engenharia de Produção e integrante do coletivo Metamorfose da Vida, e como uma experiência mudou minha maneira de olhar para a vida e para a arquitetura: durante cerca de 20 anos, acompanhei o envelhecimento e o adoecimento dos meus pais. E aprendi como a sala de espera de uma UTI pode ser uma espécie de pós-graduação sobre a condição humana. A partir dessa ...

Crowdfund, open source and DIY - tenha seu refúgio personalizado via app

Uma casa que pode ser personalizada em um aplicativo, com um projeto modular de código aberto, com muita flexibilidade, rapidez de execução e contando com recursos como energia solar é o que propõem  Daniel Venneman e Mark van der Net com as suas The Hermit Houses.

A proposta seria que as casas de eremitas, na verdade quase retiros que podem ser minúsculos ou maiores, de acordo com a necessidade possam abrigar uma multiplicidade de usos e situações ao mesmo tempo em que cumprem as exigências construtivas de cada local. 


O App online permite que se possa personalizar o seu próprio refúgio. Pronto o projeto, ele gera os planos de corte da madeira necessária para a construção, assim como um manual de construção que permite que qualquer um possa construí-la. Agregue os aquecedores, painéis solares e o banheiro de compostagem e eis o seu refúgio pronto! 

Os criadores ainda tem uma ideia um pouco mais ambiciosa nesses nossos dias. Que a Hermit House seja um local de "Unplugged Life", ou seja, um local onde as pessoas pudessem se desligar do mundo exterior e experienciar uma vida sem a dependência da energia.
 


Muitas delas já foram construídas em vários países do mundo possibilitando um sonho de contato com a natureza por meio de projetos de código aberto e DIY. E acessíveis economicamente.


Acharam bacana? Querem cooperar? Como? Crowdfunding aqui

Talvez sejam ideias utópicas acreditar que possamos ter uma arquitetura de código aberto, que possa ser compartilhada e com projetos que possam ser personalizados em aplicativos. Me parece bem diferente da noção de comprar projetos prontos que vemos bastante por aí. Seria mais uma disseminação de conhecimentos e ferramentas.  



The Hermit Houses - Abé Model by The Cloud Collective from ArchDaily on Vimeo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

Processo da Arquitetura

DIREITO À PAISAGEM

10 motivos para NÃO fazer arquitetura