Projeto para ensinar crianças a plantar seu alimento

Uma pré escola onde as crianças podem vivenciar o aprendizado de teoria e prática de hortas urbanas. Adorei essa proposta que vi na Inhabitat. A equipe de Edoardo Capuzzo Dolceta venceu um concurso com esse projeto que se baseou em três premissas: 
  • Aprendendo com a natureza
  • Aprendendo a técnica
  • Aprendendo com a prática.
A proposta arquitetônica mescla as edificações em volumes simples que abrigam as plantações e espaço de aprendizado e se abrem às hortas na rua.

Me lembrou uma escola técnica de agricultura que visitei aqui no RS. Nada a ver em termos de projeto, mas a união da técnica e da prática era a mesma. E era muito salutar. Convivi com um dos alunos em um Projeto Rondon que participei na época da graduação e pude observar o seu conhecimento. 

Sempre tive a convicção de que a teoria e a prática tinham que se mesclar no ensino de qualquer tipo de matéria. Por exemplo, ir a campo, erguer uma parede de tijolos e ir depois à sala de aula aprender sobre o material, técnicas de uso, etc. 

Imaginem então uma pré escola, onde as crianças, desde pequenas, tenham esse cuidado de conhecer a natureza, aprender a semear de verdade e não apenas com sementes de feijão em algodão. Experimento que se torna inútil porque a gente acaba jogando fora o que brotou, em um simbolismo de desrespeito à vida que se forma.




Além de técnicas de cultivo, as crianças aprendem a conviver com animais e a interagir com fontes de energia mais sustentáveis com as turbinas eólicas e painéis solares que constam do projeto.

Ensinar as crianças o convívio saudável pode, não apenas torná-las mais sábias em fabricar seu alimento, mas estabelecer entre elas e a natureza uma relação de respeito e harmonia. 




Fonte - Inhabitat
Projeto - Edoardo Capuzzo Dolceta

Gostou? Tem alguma sugestão? 


Comenta e conta para a gente a tua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais


Comentários

  1. Muito legal a criança aprender fazendo. Fiz o projeto Rondon, e tive a sorte de vivenciar a criança e o adulto tb aprender fazendo, e hj tenho consciência do quanto aprendi com essas pessoas, que conheci, alguns convivi nesse projeto, nesse caminhar, hj ex professora

    ResponderExcluir
  2. Lenimar,
    Também fiz o Projeto Rondon Regional e aprendi muito com ele. Deve ter sido muito interessante a tua experiência, sou muito fã do ensino que conjuga teoria e prática. Obrigada pelo comentário,
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros