Projeto para ensinar crianças a plantar seu alimento
Uma pré escola onde as crianças podem vivenciar o aprendizado de teoria e prática de hortas urbanas. Adorei essa proposta que vi na Inhabitat. A equipe de Edoardo Capuzzo Dolceta venceu um concurso com esse projeto que se baseou em três premissas:
- Aprendendo com a natureza
- Aprendendo a técnica
- Aprendendo com a prática.
A proposta arquitetônica mescla as edificações em volumes simples que abrigam as plantações e espaço de aprendizado e se abrem às hortas na rua.
Me lembrou uma escola técnica de agricultura que visitei aqui no RS. Nada a ver em termos de projeto, mas a união da técnica e da prática era a mesma. E era muito salutar. Convivi com um dos alunos em um Projeto Rondon que participei na época da graduação e pude observar o seu conhecimento.
Sempre tive a convicção de que a teoria e a prática tinham que se mesclar no ensino de qualquer tipo de matéria. Por exemplo, ir a campo, erguer uma parede de tijolos e ir depois à sala de aula aprender sobre o material, técnicas de uso, etc.
Imaginem então uma pré escola, onde as crianças, desde pequenas, tenham esse cuidado de conhecer a natureza, aprender a semear de verdade e não apenas com sementes de feijão em algodão. Experimento que se torna inútil porque a gente acaba jogando fora o que brotou, em um simbolismo de desrespeito à vida que se forma.
Além de técnicas de cultivo, as crianças aprendem a conviver com animais e a interagir com fontes de energia mais sustentáveis com as turbinas eólicas e painéis solares que constam do projeto.
Ensinar as crianças o convívio saudável pode, não apenas torná-las mais sábias em fabricar seu alimento, mas estabelecer entre elas e a natureza uma relação de respeito e harmonia.
Fonte - Inhabitat
Projeto - Edoardo Capuzzo Dolceta
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Me lembrou uma escola técnica de agricultura que visitei aqui no RS. Nada a ver em termos de projeto, mas a união da técnica e da prática era a mesma. E era muito salutar. Convivi com um dos alunos em um Projeto Rondon que participei na época da graduação e pude observar o seu conhecimento.
Sempre tive a convicção de que a teoria e a prática tinham que se mesclar no ensino de qualquer tipo de matéria. Por exemplo, ir a campo, erguer uma parede de tijolos e ir depois à sala de aula aprender sobre o material, técnicas de uso, etc.
Imaginem então uma pré escola, onde as crianças, desde pequenas, tenham esse cuidado de conhecer a natureza, aprender a semear de verdade e não apenas com sementes de feijão em algodão. Experimento que se torna inútil porque a gente acaba jogando fora o que brotou, em um simbolismo de desrespeito à vida que se forma.
Além de técnicas de cultivo, as crianças aprendem a conviver com animais e a interagir com fontes de energia mais sustentáveis com as turbinas eólicas e painéis solares que constam do projeto.
Ensinar as crianças o convívio saudável pode, não apenas torná-las mais sábias em fabricar seu alimento, mas estabelecer entre elas e a natureza uma relação de respeito e harmonia.
Fonte - Inhabitat
Projeto - Edoardo Capuzzo Dolceta
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Muito legal a criança aprender fazendo. Fiz o projeto Rondon, e tive a sorte de vivenciar a criança e o adulto tb aprender fazendo, e hj tenho consciência do quanto aprendi com essas pessoas, que conheci, alguns convivi nesse projeto, nesse caminhar, hj ex professora
ResponderExcluirLenimar,
ResponderExcluirTambém fiz o Projeto Rondon Regional e aprendi muito com ele. Deve ter sido muito interessante a tua experiência, sou muito fã do ensino que conjuga teoria e prática. Obrigada pelo comentário,
Abraços
Elenara