Um "puxadinho" cheio de classe

Caramanchão foto © Ilya Ivanov
Muitos de nós tem o sonho de ter um "puxadinho" no jardim de casa ou do prédio com uma churrasqueira e uma bela mesa para reunir os amigos. Pois vejam que bela proposta de Kerimov + Prishin Architects para um caramanchão de 36 m2 em Moscou, na Rússia. 
Caramanchão foto © Ilya Ivanov
Um volume simples, elegante. Uma planta enxuta que reúne três usos do espaço muito bem definidos pelos arquitetos, mostrando que um bom projeto pode ser simples e cheio de classe.

A zona de preparo, o forno cozinha, é composto de uma mesa com bancada, armários para armazenamento, um nicho para um braseiro e outro para o samovar (lembrem que a tradição do chá é relevante no local). Materiais crus, concreto para a bancada e madeira nos armários e fechamento. Notem que o piso tem uma faixa de cimento para evitar acidentes com o fogo do braseiro. Mais ou menos como se costuma fazer com lareiras dentro de casa.

O estar. Espetacular mesa em balanço que serve de elemento agregador e confere toda uma magia ao projeto. Ela é feita com um esqueleto em metal, fixada por um pedestal engastado em uma bancada com armários. Externamente é revestida em madeira. Diria que é o ponto vital do projeto. O encontro. A união. Uma proposta vigorosa e ao mesmo tempo leve.

O terraço. O local onde estar a vontade, tomar sol, tomar chá, conversar. O ponto de contato entre o exterior e o interior do caramanchão.

Caramanchão foto © Ilya Ivanov
 
O volume é fechado mas não vedado. A madeira que o recobre, protege, mas deixa a vista, a luz e o vento entrarem. É como se dissesse, eis um pouco de aconchego na área aberta do jardim.

Caramanchão foto © Ilya Ivanov

Caramanchão foto © Ilya Ivanov

Caramanchão foto © Ilya Ivanov

Caramanchão foto © Ilya Ivanov

Caramanchão foto © Ilya Ivanov


 


Projeto :  Kerimov + Prishin Architects
Fotos © Ilya Ivanov
Fonte

Gostou? Tem alguma sugestão? 
Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Calungas, a representação da escala nos desenhos