Um "puxadinho" cheio de classe

Caramanchão foto © Ilya Ivanov
Muitos de nós tem o sonho de ter um "puxadinho" no jardim de casa ou do prédio com uma churrasqueira e uma bela mesa para reunir os amigos. Pois vejam que bela proposta de Kerimov + Prishin Architects para um caramanchão de 36 m2 em Moscou, na Rússia. 
Caramanchão foto © Ilya Ivanov
Um volume simples, elegante. Uma planta enxuta que reúne três usos do espaço muito bem definidos pelos arquitetos, mostrando que um bom projeto pode ser simples e cheio de classe.

A zona de preparo, o forno cozinha, é composto de uma mesa com bancada, armários para armazenamento, um nicho para um braseiro e outro para o samovar (lembrem que a tradição do chá é relevante no local). Materiais crus, concreto para a bancada e madeira nos armários e fechamento. Notem que o piso tem uma faixa de cimento para evitar acidentes com o fogo do braseiro. Mais ou menos como se costuma fazer com lareiras dentro de casa.

O estar. Espetacular mesa em balanço que serve de elemento agregador e confere toda uma magia ao projeto. Ela é feita com um esqueleto em metal, fixada por um pedestal engastado em uma bancada com armários. Externamente é revestida em madeira. Diria que é o ponto vital do projeto. O encontro. A união. Uma proposta vigorosa e ao mesmo tempo leve.

O terraço. O local onde estar a vontade, tomar sol, tomar chá, conversar. O ponto de contato entre o exterior e o interior do caramanchão.

Caramanchão foto © Ilya Ivanov
 
O volume é fechado mas não vedado. A madeira que o recobre, protege, mas deixa a vista, a luz e o vento entrarem. É como se dissesse, eis um pouco de aconchego na área aberta do jardim.

Caramanchão foto © Ilya Ivanov

Caramanchão foto © Ilya Ivanov

Caramanchão foto © Ilya Ivanov

Caramanchão foto © Ilya Ivanov

Caramanchão foto © Ilya Ivanov


 


Projeto :  Kerimov + Prishin Architects
Fotos © Ilya Ivanov
Fonte

Gostou? Tem alguma sugestão? 
Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros