Pular para o conteúdo principal

13 formas sustentáveis de manter o apartamento "fresquinho" no verão



O verão está aí e juntamente com ele, o calor - e para muitas pessoas, a necessidade de usar o ar-condicionado quase que o dia todo. Porém, com o cenário econômico atual, ter esse luxo 24 horas por dia fica muito caro e pode comprometer seu orçamento.

Para que você não se torne refém do condicionador de ar e consiga manter seu lar confortável sem gastar muito, confira nossas dicas práticas e simples de como deixar o seu apartamento mais fresquinho no verão.

Dicas práticas e simples

Grandes mudanças ou reformas caras e trabalhosas não são obrigatoriamente necessárias para deixar o seu apartamento mais arejado e fresco mesmo em temperaturas mais altas. Algumas dicas e atitudes simples e fáceis têm potencial de trazer mais conforto e deixar o ambiente mais convidativo e agradável.

1 - Por exemplo, fechar as cortinas das janelas que possuem maior incidência de sol durante o dia já ajuda bastante a reduzir a sensação de calor e abafamento. Além disso, também dê preferência para cortinas que sejam feitas de materiais leves e com uma pequena transparência. E sempre lembrando de optar por cores claras, não apenas nas cortinas mas nos outros materiais e elementos da decoração também.

2 - Com a chegada do verão, o mais indicado é retirar aqueles tapetes felpudos (e também outros itens assim, com ursinhos de pelúcia decorativos, por exemplo) do ambiente. Isso evita que esses materiais retenham calor e deixem o apartamento mais quente.

3 - Se possível, reduza a quantidade de móveis presentes nos cômodos do seu apartamento. Assim você maximiza o fluxo de ar que percorre os ambientes - o que é fundamental para quem quer ter um lar mais arejado e fresco.


4 - Com o mesmo objetivo de manter o ambiente arejado e com um bom fluxo de ar, deixe as portas dos cômodos abertas - se possível, até mesmo as portas de armários. Ambientes fechados acabam retendo calor.

5 - Na decoração, revista as almofadas com materiais leves (linho, algodão ou seda, por exemplo) e que tragam estampas floridas. Essa combinação faz com que as almofadas fiquem mais agradáveis ao toque, e a estampa florida traz uma sensação de frescor e natureza que ajudam a deixar o ambiente mais agradável mesmo no calor.

6 - Essa dica é boa não apenas para refrescar o ambiente, mas também para reduzir seus gastos: desligue aparelhos eletrônicos da tomada quando eles não estiverem em uso. Mesmo em modo stand-by, esses equipamentos emitem calor - e consomem energia.

Mudanças na decoração e nos materiais do apartamento

Algumas ações um pouco mais elaboradas e, talvez, trabalhosas envolvem a decoração e o material utilizado em elementos decorativos do seu apartamento. Apesar de demandar mais esforço, essas dicas conseguem deixar o seu lar muito mais confortável e agradável no verão.

7 - Incorpore materiais de vidro e espelhos na decoração. Além de aumentar a luz natural do ambiente (assim você evita deixar lâmpadas ligadas, o que esquenta os cômodos), eles também não retêm calor como outros materiais.

8 - Ter algumas plantas no apartamento ajuda a aumentar a umidade do ambiente, deixando os cômodos mais agradáveis e com maior qualidade de ar. Porém, é preciso ter atenção com os cuidados que as plantas demandam, como irrigação, incidência de luz solar, entre outros.

9 - Nas janelas, além das cortinas leves e com tons claros, se possível, é indicado também instalar telas e/ou cortinas mosquiteiras. Com elas, você pode deixar as janelas abertas durante a noite, aproveitando o frescor do período e mantendo o ar arejado sem precisar se incomodar com os mosquitos.

10 - Para reduzir a sensação de calor e abafamento no seu apartamento, opte por formas de iluminação indireta e troque as lâmpadas normais por fluorescentes super 83, que iluminam sem aquecer - ou, ainda, escolha lâmpadas LED.

11 - Seja nas paredes, nos elementos decorativos ou até mesmo nos móveis, dê preferência para as cores claras. Elas refletem mais a luz e também dão uma sensação de leveza e frescor ao ambiente, deixando seu apartamento mais confortável.

Mudanças na estrutura

Além das dicas anteriores, também existem certas alterações na própria estrutura do apartamento (e até mesmo do prédio) que ajudam a diminuir o calor e deixar sua residência mais fresquinha. Porém, essas alterações são as mais caras e difíceis de serem feitas porque, muitas vezes, envolvem outros moradores do condomínio e também algumas normas dele.

12 - Uma prática que vem se tornando cada vez mais comum é a presença de plantas no teto dos prédios. Essa medida ajuda a reduzir a temperatura do prédio, pois as plantas, ao contrário do concreto, não retêm calor. Além disso, também é uma atitude ecologicamente correta.

13 - Instalar um piso feito de materiais como mármore ou granito deixa o ambiente mais fresco e também fácil de limpar - além de ser ótimo para quem gosta de andar descalço pelo apartamento no verão.

Agora não tem mais desculpa para passar calor nesse verão. É possível manter o seu apartamento fresquinho sem gastar muito com isso.


Esse post foi uma colaboração de Guilherme Not da TibérioConstrutoras, umas das construtoras mais expressivas de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

O que seria o tal conceito no projeto de arquitetura?

Uma das coisas mais importantes para que uma edificação possa ser considerada arquitetura é ter um conceito, uma proposta. E isso só é possível se existir um programa para AQUELE problema, AQUELE cliente, AQUELE terreno. É a partir desses condicionantes que o arquiteto pode gerar uma solução que seja a mais adequada possível. Elenara Leitão - arquitetura é mais que desenho.Tenho para mim que um dos maiores desafios da profissão arquitetura seja definir com consistência um conceito e segui-lo com coerência até o resultado final. 
Mas o que seria exatamente o conceito de um projeto arquitetônico?Há quem o defina como a ideia mestra que vai nortear as decisões projetuais. Aquela ideia que surge da reflexão sobre os condicionantes estudados para muitos. Ou um insight milagroso que surge da mente do projetista e que vai gerar formas ou padrões que tragam algum significado, para outros.

Podemos ver pelas frases de arquitetos muitas de suas ideias mestras que geraram os conceitos de seus proje…