Sinalizando informações

Sinalizar. Mostrar de maneira rápida e direta uma informação. Pode ser um número de casa, um andar, uma direção.

Dentro da Arquitetura há várias maneiras de assinalar e fazer com que as pessoas que circulam pelos espaços não apenas se orientem, mas o façam de uma maneira bonita, criativa e funcional.

Separei alguns exemplos de sinalizações bem interessantes.



Fazendo parte dos revestimentos. Um excelente exemplo está na foto acima. A mensagem é mostrada em relevo. E ao mesmo tempo em que se mescla à parede, se distingue de maneira bem marcante.


Uma sinalização de números usando materiais rústicos e inusitados. Uma das chaves da criatividade é pensar o uso de algo de outra maneira. Me parece uma alegoria bacana e fico imaginando quase que um aproveitamento de material de obra ao usar pregos e madeira bruta.


Outros uso interessante em que a sombra marca. Recurso aliás muito usado na Arquitetura de variadas maneiras. Aqui de forma simples e eficaz.


Uma pegada verde se consegue usando paredes verdes (ou mesmo grama artificial). Há vários exemplos. Gostei como usaram os contrastes no caso acima. Gerou um efeito dinâmico.


Marcar parques, ruas e outros espaços urbanos é fundamental. Fazê-lo de maneira mais criativa é escolha dos administradores. E assim, podem unir informação com inovação em linguagem.


Ambientes infantis e escolares não precisam ser caretas. Aliás não devem ser.


A maneira como pensamos a sinalização já fala por si. Transmite mais que a informação imediata. Lança ideias de posturas.


Termino esses exemplos com a ideia da alegria, da cor, do uso da sinalização não como algo que se pense como apêndice. E sim como uma marca de projeto.


Veja a origem das fotos e mais exemplos no https://br.pinterest.com/arqsteinleitao/signage/


Nos siga também nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros