A cidade também envelhece. E a casa, às vezes, envelhece antes de nós

Imagem
Como arquiteta, tenho uma certa implicância com a ideia de que minha profissão seja apontada como algo que começa, e as vezes termina, essencialmente na estética. Talvez porque, depois de tantos anos de prática, trabalhando com espaços internos e externos, e as pessoas que ali vivem e circulam, tenha ficado cada vez mais evidente para mim que uma porta, uma escada, uma calçada ou uma janela podem interferir muito mais na vida de alguém do que aquilo que aparece nas fotografias dos projetos. Quando falamos de envelhecimento, isso fica ainda mais evidente. A realidade nos mostra que o Brasil está envelhecendo rapidamente. Aquela pirâmide etária que aprendemos a desenhar nos livros de geografia já não representa o país que temos. E ainda estamos tentando entender o que isso significa para as nossas casas, para as nossas cidades e para o sistema de saúde. Eu costumo pensar que há uma pergunta simples por trás de tudo isso: onde queremos envelhecer? A resposta da maioria das p...

O que se quer de um bom design de mobiliário - 6 exemplos

De um bom design de mobiliário se quer o que? Em primeiro lugar que seja funcional. Eu não abro mão desse requisito, se não servir para algo que não seja admirar, é escultura, não móvel. Em segundo lugar que seja de fácil produção e não desperdice materiais. Se reaproveitar tanto melhor. Mas pode também usar materiais certificados e não gastar um monte de energia na sua produção. E deve ser belo para cumprir outra função também muito importante, qual seja a de despertar uma emoção boa aos sentidos. E ainda avalio se pode ter um desenho que perdure. 


Seguindo esses parâmetros selecionei alguns exemplos de designs premiados recentemente. Não foi uma pesquisa muito científica, apenas consultei o Google e segui o instinto. Aliás seguir o instinto é um dos parâmetros que uso muito em minhas escolhas e a grande maioria do que compartilho com vocês segue esse principio básico. 

Primeira escolha - Stratum folding chair de Ammar Kalo. Premiado no quesito mobiliário 2014-201. Me chamou a atenção as linhas puras, o uso de formas simples que, encaixadas, formam o volume final. O uso da madeira com os seus veios me remetem à criações ancestrais. Juro que poderia ver essa cadeira em um passado distante. Pelo menos na forma. Essa união de antigo com a tecnologia moderna me encanta.


Stratum folding chair de Ammar Kalo - Design award 2014 2015
stratum folding chair’ by ammar kalo

Segunda escolha: A Exocet Multifunctional Chair de Stéphane Leathead me chamou a atenção pela forma. É ousada e ao mesmo tempo pura. E depois - e logo em seguida - pela múltipla funcionalidade. As peças de madeira unidas pela engrenagem me lembram ao mesmo tempo artefatos mecânicos e as nossas próprias rótulas humanas.  
Exocet Multifunctional Chair by Stéphane Leathead - Design award 2014 2015
Exocet Multifunctional Chair by Stéphane Leathead
Terceira escolha: Esta peça de sapateira com porta guarda chuvas eu vi em uma chamada para prêmio de design. Ela é muito simples e foi exatamente isso que me chamou a atenção. Cada vez mais pessoas tem o costume de tirar os sapatos na entrada de casa e achei essa peça bem interessante.
Sapateira de entrada
Sapateira de entrada

Quarta escolha: Cozinhar é uma das atividades humanas mais valorizadas. Atualmente a cozinha deixou de ser uma peça escondida para entrar na área nobre de muitas casas. A Cut Kitchen by Alessandro Isola tem um desenho limpo e extremamente versátil, apropriado para espaços pequenos já que pode se transformar bastando abrir e ampliar suas peças.
Cozinha versátil - Design award 2015
Cozinha versátil - Design award 2015
Quinta escolha - Design alemão que se inspira nos desenhos tradicionais, fazendo uma releitura muito bonita. A  Spin Chair me agrada pela forma, pelo conteúdo da proposta e pela versatilidade de uso. A vejo sendo usada por muitos anos.
Design alemão - Spin Chair
Design alemão - Spin Chair
Sexta escolha. Veio do Design Britânico e achei tão prático. Transformar uma peça de brinquedo em mesa, ou vice versa. E de uma maneira tão limpa, tão clara, me parece bem bacana. Além disso não parece ter arestas nem peças que ponham as crianças em risco, o que é fundamental em uma proposta de design para o público infantil. É a Transforma.
British design award
Heena Patel, BA Product and Furniture Design, ‘Transforma’
E vocês? O que lhes chama a atenção no mobiliário que ganha ou concorre a prêmios?

 Gostou? Conta para a gente, vamos adorar saber. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

Processo da Arquitetura

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Captar água da chuva