10 Livros de arquitetura da minha estante no escritório

Tantos livros fizeram parte de minha formação como arquiteta. Como estudante e como profissional. Fiz um pequeno exercício e garimpei alguns na estante do escritório. Cada um deles teve um significado diferente e em abriu uma perspectiva e um novo olhar. Juro que me deu vontade de reler quase todos!
  1. La Casa Autosuficiente - Brenda Valle - É leitura de 1981. Eu estava me formando e começando a me alertar para a autosuficiência e técnicas de sustentabilidade.  
  2. Construindo com o povo - Hassan Fathy - "A arquitetura deve expressar a personalidade da comunidade."
  3. A Força do Povo - democracia participativa em Lages - Márcio Moreira Alves - 1981, ainda na ditadura, as faculdades de arquitetura fervilhavam com a experiência de Lages. Aquele arquiteto com um imenso bigodão fazia experiências revolucionárias de participação popular. Dirceu Carneiro. Vale a pena pesquisar e saber mais a respeito.  
  4. A Dimensão Oculta - Edward T. Hall - o espaço e como nos relacionamos com ele, sempre fizeram parte de meu foco do afazer arquitetônico. 
  5. O Papel do Arquiteto - A conscientização do Design - Robert Sommer - Não achei links para o livro (:() mas ele faz parte da bibliografia de vários trabalhos. Ele fala da voz do povo e da participação nas decisões de projeto. Li muito esse livrinho, ele está meio despencado. Para mim foi uma espécie de antepassado das Avaliações pós ocupação e de projetos compartilhados que vim a ler mais tarde, na década de 90. 
  6. A História da Arte como História da Cidade - Giulio Carlo  Argan - o próprio nome é explicativo. Um livro bem interessante com uma visão das cidades como entes em transformação.
  7. Saber ver a Arquitectura - Bruno Zevi - quando estudava a bibliografia arquitetônica era predominantemente em inglês ou espanhol. Por isso mantive a grafia original do meu livro. Um beabá para quem incia a viagem fascinante pelo tema.  
  8. Planejamento Sim e Não - Francisco Ferreira - Revendo meus livros vejo que a gestão e a mudança já faziam parte de minhas preocupações. Comprei em 82, perto da formatura. Uma "pista possível: resolver as coisas de baixo para cima, reivindicando permanentemente o que só possa vir de cima para baixo." (acho que vou ler de novo, estou achando que ele ainda é necessário.)
  9. Evolução Urbana do Brasil - Nestor Goulart Reis Filho
  10. Quadro da Arquitetura no Brasil - Nestor Goulart Reis Filho
Os livros do Nestor são clássicos na formação teórica dos arquitetos. Acho leitura indispensável ainda hoje. 

E vocês? O que tem na estante e recomendam como leitura e/ou referência?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros