Ideias para tornar a casa mais aconchegante no inverno

Imagem
O frio chega na região sul com a força do inverno. Os dias se tornam mais cinzas, a cerração cobre as manhãs, os gramados se cobrem de geadas. O coração se aperta pelos que nada tem. O inverno é um estágio da natureza, um resguardo para uma nova primavera, nos ciclos que marcam o mundo e as nossas vidas. O mundo se contrai e se expande. E nós com ele. Aos que tem a benção de ter uma casa, coloco abaixo algumas inspirações de como trazer mais aconchego aos lares.   Inverno É tudo o que sinto Viver É sucinto Paulo Leminski Cores e animais trazem sempre um clima de calor aos lares. Hora de colocar mantas , almofadas coloridas, materiais felpudos e muitos locais onde se deixar ficar para curtir uma série, uma música, uma sopa.     Quem vive em regiões mais frias sabe como é difícil acordar e sair debaixo das cobertas. Especialmente quando usamos edredons de penas, muitos travesseiros e deixamos nossos quartos com a cara do aconchego .   Redes no inverno? Sim e com certeza! Um canto especi

Espaço de vida em projeto comunitário

A Arquitetura revela a sua importância social quando consegue intervir em espaços carentes tanto do ponto de vista econômico como social. Um bom exemplo é esse espaço de vida e paz em um bairro muito pobre e com histórico de violência em Caracas na Venezuela.


Áreas públicas em comunidades são locais de conexão e que podem fomentar um papel agregador da comunidade. Mas muitas vezes o que vemos são espaços abandonados e nesse caso, em particular, um local de tomado por vazamentos e lixo. 


O escritório de arquitetura espanhol PKMN, junto com a comunidade, projetou esse esse espaço, salientando o papel do arquiteto como agente COM JUNTO, não O CRIADOR, mas um dos criadores.

Para esse espaço público se chegou a uma modulação básica e bastante funcional: triângulos. Módulos metálicos que se unem e formam espaços abertos e cobertos. A modulação se repete tanto no piso como espacialmente formando belos espaços que unam a população local em encontros, reuniões, brincadeiras. A solução encontrada é de fácil montagem pela mão de obra local, facilitando a sua execução.



Aqui outro projeto do mesmo escritório. E aqui mais projetos comunitários e para comunidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros