Turismo humanitário e criativo -um conceito inovador

Tenho para mim que quase todos somos turistas em potencial. Até porque olhar de turista é diferenciado. Sempre achei que deveríamos aprender a potencializar e usar esse olhar de querer ver bonitezas no nosso dia a dia e não apenas quando viajamos. 

Pois foi com grata surpresa que conheci uma nova forma de fazer turismo. É um turismo que é mais que conhecer uma fileira de monumentos e igrejas. É conhecer as pessoas, o que fazem, como vivem. É a oferta de oficinas, cursos, passeios programáticos e uma série de vivências que tornam as viagens acontecimentos mais únicos ainda na vida dos turistas. E abrem um leque de possibilidades empreendedoras nos locais visitados.

E mais surpresa fiquei ao saber que Porto Alegre é uma das pioneiras no Brasil nesse tipo de turismo criativo. Vejam mais no Porto Alegre Turismo Criativo. Lá na página descobri que o turista pode aprender a fazer churrasco, pode conhecer o Iberê em visita guiada e orientada para conhecer a arquitetura do prédio e fazer uma caminhada pela arquitetura da cidade aprendendo fotografia. Não é tudo???? Afinal uma cidade é mais que prédios. É mais que pontos turísticos tradicionais, é feita de pedaços, é feita de pessoas e momentos.
 

E como fiquei sabendo disso? É a parte mais bonita!!!! Foi uma ponte entre uma amiga brasileira, a Rita Branco, que foi para Portugal por amor, tem um blog incrível chamado O Porto Encanta. A Rita é uma amiga virtual, que faz um lindo trabalho e quem recomendo entrar em contato se quiserem conhecer a cidade do Porto e arredores com requintes de sutileza, beleza e sensibilidade. Sabe aqueles locais únicos e coisas que você nunca vai descobrir em guias tradicionais? É com ela! Pois bem, a Rita fez a gentileza de me colocar em contato com outra blogueira austríaca, a Elena Paschinger cujo blog Creative Elena trata justamente de turismo criativo!

E não é que a Elena está desembarcando em Porto Alegre para conhecer nossas experiências de turismo criativo? E não é que fui conhecer essas coisas incríveis que estão acontecendo aqui por alguém que vem de tão longe? E não é que descobri que já fiz turismo criativo? Meus passeios para o templo budista e Missões para aprender e tirar fotografias não apenas me ensinaram técnicas, mas me fizeram ampliar o olhar mais humano, me colocaram em contato com locais e pessoas de forma mais intensa e bonita. 

Estou realmente encantada e louca para saber mais sobre isso! 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?