Requalificação de bairro urbano ganha prêmio de sustentabilidade - Rhome for denCity

O projeto vencedor do Europe Solar Decathlon 2014 é uma concepção de recuperação urbana para a cidade de Roma. O Rhome for denCity, da equipe de estudantes da Universita Studi Di Delgi Roma Tre, lança o olhar para uma área menos nobre da cidade e propõe a sua renovação baseados em seis "Rs" (Re-densificar, Re-qualificar, Relacionar, Reduzir, Re-naturalizar e Re-energizar), princípios que podem ser usados em qualquer outra cidade.  
Fonte
"O principal objetivo do Rhome for denCity é o adensamento de assentamentos urbanos; trabalhando em lotes vagos da cidade, de qualquer centro da cidade ou nos subúrbios e ao mesmo tempo melhorar a mobilidade sustentável na área metropolitana de Roma."
Fonte
Re-densificar o padrão urbano
A proposta é aumentar a sustentabilidade da área urbana pelo aumento do núemro de edifícios no mesmo lote, e trazendo com isso uma série de vantagens como a possibiloidade de melhorar o transporte público porque, segundo eles, alta densidade incentivam a centralizacão de atividades e com isso diminui o uso de transporte individual. E eles se dirigem para áreas que agregam trabalhadores temporários, imigrantes e casais mais jovens. Nessa proposta são incentivadas as áreas para pedestres e ciclistas. 


 Re-qualificar 
A ideia é que o bairro seja renovado levando em conta princípios de sustentabilidade, principalmente em relação à padrões de energia e  espaços públicos, promovendo uma harmonia entre espaços construídos e abertos. 
Relacionar 
Incentivar e priorizar locais de encontro onde a comunidade possa se relacionar é de fundamental importância, assim como incentivar e facilitar a ligação desses bairros com a cidade e sua história. 
Fonte
Reduzir o consumo de energia 
Conhecer o clima da região e usar de meios arquitetônicos em que a edificação favoreça a economia energética é um dos princípios da proposta. No caso romano, a estratégia básica é relacionada à prevenção de calor. E para controlar a irradiação solar, usa-se a inércia térmica e sua dissipação aproveitando a mudança de temperatura entre o dia e a noite. 
Re-naturalizar 
Reforçar a presença do verde e seu contato com os habitantes. Não apenas do ponto de vista humano e psicológico mas principalmente do bioclimático. 
Equipes de estudantes no Decathlon
Re-energizar 
A sugestão é uma construção híbrida que combine inércia térmica com sistemas ativos (com base nos padrões europeus e italianos de desempenho exigidos) para a produção de energia solar, decorrentes de tecnologias ativas. O uso de fontes de energia renováveis ​​devem ser utilizados para satisfazer as necessidades domésticas (de controle de clima, água quente e eletricidade para outros fins). A energia produzida por cada unidade única poderia satisfazer as necessidades de toda a área urbana. Por exemplo, poderia ser usada em veículos eléctricos.



ROME from SD Europe on Vimeo.

Fonte: site da equipe

Veja AQUI outro concorrente que ficou em terceiro lugar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros