Pular para o conteúdo principal

Materiais do futuro - e não muito distante

Li um artigo muito interessante sobre os materiais que estão surgindo e que devem definir ou redefinir a maneira como concebemos e fazemos nossa arquitetura. 

Concreto auto regenerativo - Uau! O concreto é um dos materiais chave de nossa era, embora já existisse de certa forma desde o tempo dos romanos. Mas ele tem lá as suas fragilidades, principalmente quando exposto à água. Pois uma equipe de pesquisadores holandeses está desenvolvendo uma maneira de usar material orgânico no cimento para consertar rachaduras nas infiltrações pela umidade.

Nanomateriais - Outra tecnologia que parece saída da ficção científica, mas que já existe em possibilidade concreta é a combinação de nanotecnologia para aumentar a resistência dos materiais, o concreto por exemplo. Além disso ela também pode aumentar a eficiência dos painéis solares e fazer com que possam ser feitos em formas e tamanhos inovadores.


Isolamento Aerogel : Esse isolante é altamente eficaz e pode ajudar a economizar energia, além de ser super leve. Já existe para aplicações residenciais e comerciais (Veja AQUI).  

Fonte

E que tal um material que absorve água da chuva na cobertura e o devolve à atmosfera em forma de suor - ops, de vapor. Pensou no suor humano? Pois é aí mesmo que ele se baseia. Lembram da biomimética? Olha o principio aí ajudando a manter um meio ambiente mais agradável e o melhor, sem usar eletricidade. Veja AQUI


E se os hospitais pudessem contar com produtos que repelissem germes e bactérias? Esse é um grave problema no ambiente hospitalar, a desinfecção contínua. Pois pesquisadores de Harvard estão investigando uma maneira de fazer uma superfície porosa escorregadia (SLIP) que afastaria esses invasores, além de repelir poeira, gelo e grafite! Veja AQUI


Fonte
SILK PAVILHÃO mimetizando o bicho da seda.

Esse projeto é fascinante porque une biologia e tecnologia digital que resulta em uma forma arquitetônica. O bichinho da seda foi estudado na sua técnica e desse estudo resultou um pavilhão que uniu uma estrutura de aço com o "trabalho" laborioso de milhares de bichos da seda, criando uma forma bela, resistente e leve. O vídeo é fascinante e nos mostra essa união de esforços!


Fonte
Então não são fantásticas as perspectivas de construção no futuro? E talvez não muito distantes de nós. Veja reportagem completa AQUI

SILK PAVILION from Mediated Matter Group on Vimeo.

Você também poderá gostar de ler Inspiracao na natureza ajudam construção
e Edifícios que geram energia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

Interno I - escada como elemento formal destacado

A escada como elemento formal de ligação entre os dois andares desta reforma que o escritório do arquiteto italiano Alfredo Vanotti executou chama a atenção pela beleza e fluidez.Feita em ferro e pintada em branco ela não apenas é ponto focal, como serve de divisória para os espaços de estar e cozinha.
O espaço amplo servia de escritório e agora abriga área social no térreo e dormitório com banheiro no piso superior. Tudo isso em um estilo enxuto e ao mesmo tempo aconchegante.Coerente com a proposta do arquiteto de que a sua arquitetura deve falar por si mesma.
Nos siga também nas redes sociais
TwitterFlipboardFacebookInstagramPinterest

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…