MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

A Vida em Preto & Branco - e sem monotonia

A vida em Preto e Branco é sempre monotonia? A julgar pelas frases que associam cor à vida, à paixão sim.

"Morre lentamente quem evita uma paixão , quem prefere o preto sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoinho de emoções , justamente as que resgatam o brilho dos olhos , sorrisos dos bocejos , corações aos tropeços e sentimentos".Pablo Neruda

Mas em se tratando de ambientação nas casas, nem sempre a falta de cor significa um local frio. Pelo contrário, o P&B na Arquitetura de Interiores tem uma conotação de classe, de arte, de luxo. Mais ou menos como na fotografia.
Fonte
Um ambiente reto, com pouca informação, acaba por se tornar um clássico. Quase nunca é datado, não perde a validade.
Fonte
E nem deixa de ser aconchegante. Saber dosar os elementos é um dos segredos.
Fonte
E traduzem aquela velha máxima de "menos é mais". Vejam abaixo se precisa de algo mais nesse lavabo? É puro, é perfeito.
Fonte
E mesmo nos ambientes mais aconchegantes como dormitórios, o uso do P&B pode exprimir vida.
Fonte
O preto é definido como a ausência de luz. Em algumas culturas ocidentais está associado ao nada, ao luto. Em outras, como a chinesa, é associada aos jovens garotos. Pode ser também ligada ao luxo, à sofisticação, ao silêncio. E ao poder.
Fonte
O branco é associado à pureza em algumas culturas e ao luto em outras, como as orientais. De qualquer forma, quase sempre está em contraponto ao preto. E como todo contraponto, sua união sugere harmonia e complementação. É a luz pura.
Fonte

Fonte
Portanto, uma casa, um escritório em P&B é algo diferente de um filme noir, ele carrega densidade e vida.
Fonte
E como toda união bem feita, está cheia daquele simbolismo que traduz personalidade. Ouse em P&B também.
Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros