MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Museu de Porto Alegre


Quando eu falo sobre o Museu de Porto Alegre muitos me olham com olhos curiosos porque não conhecem. Pois ele existe. É o Museu Joaquim José Felizardo. Ali na Cidade Baixa, na Rua João Alfredo, bem naquele trecho que foi revitalizado pelo projeto da Tintas Coral 



Essa antiga chácara familiar, o Solar Lopo Gonçalves, que pertencia ao comerciante de mesmo nome foi construída no século XVIII. É um prédio de características portuguesas e foi restaurado nos anos 80 e abriga hoje as exposições, acervo histórico, arqueológico e fotográfico da cidade de Porto Alegre.  

Além das exposições, pode-se pesquisar fotografias de Porto Alegre no século XIX. 

Tive a oportunidade de conhecer melhor o Museu quando participei do restauro e automação da maquete do centro da cidade. E que representa as mudanças que o perfil da cidade foi sofrendo com o passar dos anos. E mostrando pontos históricos e sua localização, como fotos e pontos coloridos na maquete.

Nas dependências do Museu acontecem variados espetáculos culturais e palestras. Uma pena que não seja mais divulgado e portando conhecido não apenas pelos turistas, mas pelos próprios habitantes de Porto Alegre que perdem assim a oportunidade de conhecer melhor a história de sua cidade.

Além do Solar e sua agradável arquitetura, o Museu conta com um terreno arborizado que infelizmente ainda não é aproveitado para o desfrute da população.
 


E tudo isso é gratuito !

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa - CEP 90050-230
Telefones: 3289.8096 e 3228.2788
E-mail: museu@smc.prefpoa.com.br






Fotos Elenara Stein Leitão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros