Sustentabilidade, mais que um estilo

“As 3 principais vertentes da sustentabilidade – ambiental, social e econômica – impulsionaram a renovação e a consolidação da própria arquitetura. O projeto ecológico converteu-se no maior motor de regeneração da arquitetura ao longo de 1990. Os preceitos fundamentais da arquitetura foram abalados por correntes ecológicas que influenciam todos os aspectos da construção, desde a engenharia da edificação até o projeto e os espaços internos ou a especificação de materiais construtivos. Embora seja possível considerar a arquitetura sustentável um estilo, pois as edificações ecológicas são facilmente identificáveis, o projeto ecológico é muito mais que um simples estilo. Trata-se de uma reordenação fundamental dos princípios básicos de projeto e tecnológicos, consistindo, portanto, em uma nova configuração de todos os elementos essenciais da arquitetura.” (extraído do livro O guia básico da sustentabilidade, p. 48, Brian Edwards). 

Diria que um projeto de edificação ecológica tem tudo a ver com a velha e boa Arquitetura, aquela que pensava o entorno, levava em consideração a tecnologia e materiais existentes no local, se adequava às condições ambientais e culturais do local mais do que às modas tecnológicas ou estilos em voga. 

Leia mais sobre sustentabilidade em edificações nos links abaixo que falam sobre sustentabilidade e inovação na habitação popular, nas edificações em geral e uma reportagem sobre casa sustentável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?