MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Quem vê fachada, não imagina os fundos

Mais uma casa japonesa que reserva surpresas em seu espaço. O que faz uma economia de recursos em prol da criatividade. Minha mãe já dizia que arquiteto adora uma nesga de terreno, que aí sim, criam maravilhas e se enredam em terrenos muito grandes ou com muitos recursos. Talvez exagero dela, mas que muitos projetos japoneses seguem essa máxima, sem dúvida.


Quem vê a fachada minimalista não pode imaginar que os fundos estejam assim tão abertos para o exterior e assim garantir luminosidade, ventilação e beleza. Uma construção absolutamente simples, mas que guarda grande riqueza em espaços internos.


Dica do colega Massimo Castoldi





Dados
Localização: Seya, Yokohama

Arquitetos: Suppose Design Office
Projeto: 2009
Área: 57 m2






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros