Pular para o conteúdo principal

Arquitetando sabores ...risoto caprese

Essa semana fiz um curso com a Helen Longhi Wagner para aprender a fazer risotos. Eram duas técnicas e três sabores :


1)Tecnica " Speciale" - Risotto di Vino Rosso e Gorgonzola
2)Tecnica Classica - Risotto Caprese e Risotto di Albicocca, Brie e Parma (damascos, queijo brie e presunto crudo tipo Parma).

E o que isso tem a ver com Arquitetura ? Tudo !!! Primeiro que a anfitriã, tia da Helen, é arquiteta e foi minha colega de faculdade. Segundo que a Helen mora em Florença que respira Arte e terceiro que o ambiente do curso era maravilhoso, coroado com recordações de viagens, mapas da Itália com seus sabores...tutti bueno. Imaginem seis gurias, mais a Helen e o seu namorado, que é cantor. Enquanto ela cozinha e nos explicava as técnicas, ele tocava violão e cantava....E após a degustação, devidamente harmonizada com vinhos tintos e prosecco.

E olha no que fui me meter...Hoje, dia chuvoso, manso, sábado, fui para cozinha tentar fazer o Risoto Caprese.


Ingredientes:

Óleo para colocar um fio que tape o fundo da panela
Cebola picadinha para refogar até que saia o cheiro
Arroz arbóreo (próprio para risoto). Para nós quatro quatro coloquei uma caneca e meia e foi muito, mas para quem come bem, está de bom tamanho
Vinho branco seco (nada muito caro, né). Cobre um dedo o arroz
Brodo - caldo de legumes feito em casa (quer fazer pronto ? Faça, mas não é a mesma coisa). Diversos legumes usamos, água e sem sal. Use quente
Manteiga sem sal, uma colher de sopa, amolecida, vai uns 10 minutos depois de começar a ferver
Sal a gosto, vá provando e coloque menos que no final vai o queijo, tente imaginar o sabor pronto (viu como a arquitetura entra, tem que ter sentimento...)
E depois da manteiga, faltando uns três minutos para ficar pronto vai o...
Tomate cereja cortado em dois (reserve um pouco para colocar por cima depois de pronto)
Manjericão fresco (ahhh!!! olhem o meu da horta do nono andar!!!) cortado com as mãos
Fogo médio. Vá provando e sentindo. Eu gosto meio Al Dente, mas meu pessoal gosta bem cozido...
Depois de pronto, apague o forno e misture BEM FORTE queijo parmesão ralado (não de pacotinho, né) e mussarela de búfala em pedaços. E bom apetite !
Ficou igual ao da Helen ??? Ainda não que estou só começando e me passei na quantidade do brodo, podia ter colocado menos, mas ainda assim ficou maravilhoso ! O cheirinho do manjericão é dos DEUSES ! Segundo a minha mãe fez com que ela voltasse à infância.

E para não fugir demais aos assuntos do blog, que tal uma inspiração em cozinhas lindas ? 

FONTE

FONTE

FONTE

FONTE
   

Comentários

  1. Não sei nada do fazer,mas sei apreciar;me apaixonei pelo pé de manjericão.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou uma maravilha na cozinha.
    Em compensação, adoro conhecer os mais variados ingredientes.

    Adoro ver este programa:
    http://www.cheftv.com.br/programacao/trish-cozinha-em-paris
    Além da Trish cozinhar ela vai a feira,ao mercado...

    Boa Tarde!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…