Arquitetura - uma experiência sensorial

Nos acostumamos a pensar a Arquitetura como uma experiência mais que tudo visual, mas ela reúne bem mais do que apenas esse sentido. Arquitetura é em tudo uma experiência sensorial que envolve tato, envolve olfato, envolve aroma, envolve sentidos que nos fazem vibrar.

Um exemplo é o pavilhão temporário de Peter Zumthor para a Serpentine Gallery em Londres. Todo o envolvimento do espaço leva as pessoas até um jardim interno. O conceito é que o espaço interno faça com que novos sons e aromas sejam sentidos pela população em meio ao burburinho urbano, permitindo novas descobertas e sensações.




Fonte

Nossas memórias são formadas de várias nuances de cor, cheiro, aromas e sentimentos. Usá-las no conceber projetos é talvez uma dimensão a ser incorporada com mais paixão no ato de projetar. Aromas de temperos diversos ornando corredores que levarão a templos ou restaurantes pode aumentar a percepção do espaço e a sensação de descobri-lo.

Prédios e cidades são mais do blocos de materiais, mesmo que lindamente empilhados. São materialização de conceitos, ideias e sensações humanas e por isso mesmo, em tudo uma experiência sensorial única.


Curta no Facebook Assine no Flipboard

Comentários

  1. legal! sem dúvida a arquitetura afeta todos nossos sentidos, principalmente o visual, mas o ideal é levar em conta todos os outros. Esto é muito importante: preocupar-se pelo resultado: ambiente ótimo e tudo o que significa este conceito.

    ResponderExcluir
  2. Também acho. Arquiteturar um espaço envolve uma gama de sensações que ultrapassam o empilhar tijolos.
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros