Meu arquiteto - Louis Kahn

"Não se converte em filósofo quem lê filosofia, se converte em filósofo quem nasce capaz de pensar"Louis Kahn


Nathaniel Kahn mostra com muita emoção trechos do seu documentário "Meu Arquiteto". Filho reconhecido após a morte do grande arquiteto, Louis Kahn, ele busca nesse filme compreender a trajetória e o trabalho de seu pai. São trechos comoventes que falam sobretudo de arte e amor. 



“Monumental para mim, não significa nada. Tem a ver simplesmente com algo ao qual não podemos acrescentar nem retirar nada. Isso é o verdadeiramente monumental. Creio que a Carta Magna é monumental. Um alfinete é monumental porque dele nada podemos retirar ou colocar . Mas a palavra monumental oprime porque só se pensa no grandioso ou no pretensioso, ou em uma coisa feita da mármore. E não é assim. É só a medida da vontade de fazer um esforço para criar algo que possa reunir as pessoas. Nada mais”. Louis Kahn

Esherick Residence (1958), Philadelphia by Louis I. Kahn 
Desenho do Instituto Salk. Louis Kahn

"Eu não conheço melhor serviço que um arquiteto possa prestar, como profissional, do que o de compreender que todo edifício deve servir à instituição do homem, quer seja ela a instituição do estado, quer a da casa, ou a da aprendizagem, da saúde, ou do lazer. Uma das grandes deficiências da arquitetura, hoje, é que essas instituições não estão sendo definidas,mas apenas dadas por um programa, e transformadas em um edifício."
-Louis I. Kahn


Para ler mais sobre Kahn e sua obra leia os links abaixo

Curta no Facebook  Assine no Flipboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros