O Fazer um Lar


Estou em período de gestação de um futuro lar. É assim que sinto um novo projeto. Não são apenas linhas, futuras estruturas que ali se formam. São espaços que abrigarão humores, amores, vidas que se farão. Não imagino conceber um projeto se não compartilhar esses momentos, se não souber por um momento antevê-los, imagina-los. Uma mesa que se encherá de gente, uma cozinha que se encherá de odores e guloseimas, um quarto onde amores se farão e onde se viverá entre risadas e suores. Uma sala que se fará aconchegante, onde a luz do sol entrará e trará com sua luz mais um dia de vida plena.

Meus amigos, Oscar e Sil também estão em gestação de um novo lar. O Oscar é um genial arquiteto e está tendo o privilégio de conceber o seu ninho que já recebeu o nome sugestivo de moradanamorada, evoluindo para Gaiola. Foram eles que me brindaram com o belo pensamento abaixo.

"O ambiente é a alma das coisas. Cada coisa tem uma expressão própria, e essa expressão vem-lhe de fora. Cada coisa é a intersecção de três linhas, e estas três linhas formam esta coisa: uma quantidade de matéria, o modo como interpretamos, e o ambiente em que está. Esta mesa, a que estou escrevendo, é um pedaço de madeira, é uma mesa, e é um móvel entre outros aqui neste quarto. A minha impressão desta mesa, se a quiser transcrever, terá que ser composta das noções de que ela é de madeira, de que eu chamo àquilo uma mesa e lhe atribuo certos usos e fins, e de que nela se refletem, se inserem, e a transformam, os objetos em cuja justaposição ela tem alma externa, o que lhe está posto em cima. E a própria cor que lhe foi dada, o desbotamento desta cor, as nódoas e partidos que tem - tudo isso, repare-se, lhe veio de fora, e é isso que, mais que sua essência de madeira, lhe dá a alma. E o íntimo desta alma, que é o ser mesa, também lhe foi dado de fora, que é a personalidade." Do Livro do Desassossego. Fernando Pessoa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros